TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Dia de Combate ao Fumo

Deseja parar de fumar? Saiba onde encontrar ajuda gratuita em João Pessoa

Conheça o Programa de Tabagismo, um serviço de saúde especializado e gratuito oferecido pela prefeitura

Por Juliana Alves Publicado em
Dia estadual de combate ao fumo
(Reprodução/Secom-JP)

Nesta segunda-feira, 15 de março, é lembrado o Dia Estadual de Combate ao Fumo. Para as pessoas que lutam para vencer o cigarro, a Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, lembra do Programa de Tabagismo -  um serviço de saúde especializado que vem funcionando de forma remota devido à Covid-19. De acordo com a Secretaria, o serviço acontece por meio de chamadas de vídeos e os pacientes participam de terapia em grupo.

Quem necessitar do programa pode procurar uma das Policlínicas da Rede Municipal, localizadas em Mandacaru, Jaguaribe e Cristo Redentor. Além desses locais, o paciente pode buscar os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) localizados no Rangel e em Tambauzinho.

Cada Centro de Referência conta com uma equipe multiprofissional (médico, enfermeiro, psicólogo, nutricionista, entre outros) no intuito de que o tratamento alcance não só a cessação do fumo, mas para que os participantes o façam através de um processo de reflexão, tomada de consciência e adoção de outros hábitos saudáveis de vida.

Segundo a coordenadora da área de tabagismo da SMS, Ana Aline Jacinto, mesmo com a pandemia do coronavírus e o serviço acontecendo de forma online, não tem perdido sua qualidade. “O programa é realizado através de chamadas telefônicas, para acompanhamento individual e por chamadas de vídeo, através de aplicativos de internet, onde são realizadas terapia em grupo. Através dessas medidas, conseguimos cumprir os atendimentos e aconselhamento dos pacientes”, explicou.

Ainda segundo a coordenadora, a interação virtual pelo técnico do Tabagismo com o paciente mostrou-se de extrema importância. “Devido ao isolamento social, muitos precisaram de atendimento psicológico, o qual conseguiu ser realizado com sucesso pela equipe. A medicação, caso o paciente necessite, continua sendo oferecida através de avaliação e prescrição médica, sendo entregue nas farmácias dos Caps e Policlínicas”, disse Ana Aline.

Programa de Tabagismo – É desenvolvido a partir da formação de grupos sob demanda de pessoas que demonstram interesse em aderir voluntariamente ao Programa ​e parar de fumar.

Lista dos endereços dos locais que ofertam o Programa Municipal de Controle ao Tabagismo:

– Policlínica Municipal de Jaguaribe – R. Alberto de Brito, 413 – Jaguaribe

– Policlínica Municipal do Cristo – R. Olívia de Almeida Guerra S/N – Cristo Redentor

– Policlínica Municipal de Mandacaru – Av. Mascarenhas de Morais, sn – Mandacaru

– Caps Ad David Capistrano – R. José Soares, s/n Rangel

– Caps Ad Jovem Cidadão – R. Safra Said Abel da Cunha, 326 – Tambauzinho

Leia também:

Envie sua sugestão de pauta para o Portal T5. Adicione nosso número no WhatsApp: (83) 9 9142-9330
Siga o Portal T5 no Facebook, Instagram e Twitter!


Relacionadas