TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
ATENÇÃO

Defesa Civil alerta para previsão de chuva moderada em Maceió

O órgão municipal orienta a população que se encontra em área de risco em Maceió que, caso não se sinta segura durante a chuva, procure abrigo em local seguro

Por Redação Publicado em
24072019 Sala Monitoramento Defesa Civil ALAGOAS

A Coordenadoria Especial Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) alerta a população de Maceió para a possibilidade de chuvas moderadas durante esta sexta-feira (24). Com a previsão e o acumulado de chuva já registrado na capital alagoana nas últimas 24 horas, os agentes de Defesa Civil estão trabalhando em nível operacional de atenção, dentro do Protocolo de Proteção e Ação da Defesa Civil de Maceió.

O aviso meteorológico emitido pela Sala de Alerta da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) prevê chuvas de intensidade moderada com algumas pancadas intensas e incidência de raios, podendo gerar acumulados significativos em pontos isolados do Litoral Sul, Baixo São Francisco e região metropolitana de Maceió. O aviso se estende até amanhã.

O aviso destaca ainda a necessidade de atenção especial para áreas de encosta, onde pode ocorrer escorregamento de massa e em áreas com deficiência de drenagem, podendo ocorrer alagamentos devido a pancadas intensas de chuvas.

Os pluviômetros instalados na capital registraram nas últimas 24 horas maior acumulado de chuva no Pontal da Barra, com 43,4mm, e menor no bairro de Antares, com 1,2mm. Não houve registro de ocorrência na Defesa Civil em decorrência da chuva neste período.

Por causa da possibilidade de chuva moderada, a Defesa Civil de Maceió emitiu, por meio do sistema de alerta via SMS, mensagens informando sobre a ocorrência de chuvas intensas com potencial de risco à população, como alagamentos e deslizamentos. A medida, que usa o sistema de alerta nacional de Defesa Civil, permite ações antecipadas de autoproteção, de proteção da comunidade, e para que o poder público se posicione oportunamente para o socorro.

O órgão municipal orienta a população que se encontra em área de risco em Maceió que, caso não se sinta segura durante a chuva, procure abrigo em local seguro – a exemplo de casa de parentes – e acione a Defesa Civil para avaliação da área.

“É importante lembrar que já estamos no período chuvoso e a população precisa ficar atentas às medidas de proteção e acionar a Defesa Civil quando necessário”, ressaltou o coordenador da Defesa Civil de Maceió, Dinário Lemos.

Em caso de ocorrências, o acionamento deve ser feito no horário de 8h às 18h, no número 0800 030 6205. Após este horário, o atendimento será realizado pelo Corpo de Bombeiros, no número 193, e as chamadas são encaminhadas para a Defesa Civil de Maceió.


Relacionadas