Política

Damares Alves anuncia criação de "sala rosa" em todas as delegacias em 2020

Segundo o Instituto Maria da Penha, a cada dois segundos uma mulher é vítima de violência física ou verbal no Brasil.

Publicado em 26/11/2019 05:57 Atualizado em 27/11/2020 03:52
logo
Por Redação Portal T5

A ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, anunciou, nessa segunda-feira (25), a criação de centros de atendimento especializado para vítimas de violência doméstica. As chamadas "Salas Rosas" passarão a operar dentro de todas as delegacias a partir do ano que vem.

"A partir de janeiro, preste atenção, todas as delegacias do Brasil, também serão delegacias da mulher", declarou Damares Alves, durante um evento do Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher.

O presidente Jair Bolsonaro também aproveitou a oportunidade para dizer que irá trabalhar pelas mulheres, pensando na filha de 9 anos "que tem em casa". "O que nós fazemos hoje será revertido, lá na frente, em benefício para essa minha filha. Eu não consigo imaginar ela sofrendo agressão".

Mais cedo, a ministra também havia convocado uma coletiva, mas foi embora sem dizer uma única palavra. Posteriormente, a assessoria explicou que a atitude de Damares Alves fazia parte da campanha "Se uma não fala, Todas perdem a voz".

Nesta segunda-feira de Combate à Violência contra Mulher, o gramado em frente ao Congresso Nacional, em Brasília, amanheceu lotado de cruzes para lembrar as vítimas de feminicídio no Brasil. Foram colocadas 1.206 cruzes, representando o número de mulheres que tiveram a vida interrompida por questões de gênero em todo o país, só no ano passado. 

Segundo o Instituto Maria da Penha, a cada dois segundos uma mulher é vítima de violência física ou verbal no Brasil. Só no estado de São Paulo, seis mulheres foram assassinadas nos últimos seis dias; todas esfaqueadas por ex-companheiros com quem as vítimas terminaram relacionamentos.

 Veja mais:

Idoso morre depois de elevador despencar em residência na Grande João Pessoa

icon whatsapp
Receba as últimas notícias de João Pessoa em qualquer lugar. Começar icone Play