TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
polêmica

Cursinhos causam polêmica por camisas 'intimidatórias' no Enem 2019: veja

Frases como: "Em luto… pela sua derrota", "passo porque sei", "eu posso, eu passo" ou "sua vaga é minha" foram algumas das elencadas pelos candidatos

Por Redação Publicado em
Cursinho causa polemica por camisas intimidatorias no Enem 2019 De luto pela sua derrota
Foto: Reprodução; Redes Sociais

+ Sotaque de apresentadora paraibana na bancada do JN repercute nas redes sociais

+ Hotel do jogador Hulk, em João Pessoa, terá 124 suítes; veja imagens

+ Vídeo: Luciano Huck se pronuncia sobre o avião dele ter sido usado por Lula

+ João Pessoa tem 354 vagas de emprego nesta semana; veja a lista

Siga nosso Instagram Facebook e fique bem informado! 

Adicione nosso WhatsApp: (83) 9 9142-9330.

A situação não é incomum. Em diversos locais de provas do Brasil, estudantes de colégios e cursinhos preparatórios para o vestibular vestem a camisa — literalmente — na hora das provas.

Nas últimas semanas, o assunto voltou a ser debatido nas redes sociais, após relatos de alguns estudantes, a maioria de escola pública, que acham que há uma tentativa de desestabilizar outros "concorrentes".

A discussão da internet também chegou aos ambientes escolares. A estudante Carolina Sobral, de 18 anos, levou a questão para sala de aula e a outros colegas.

No domingo, ela usou a camisa do cursinho que faz, no Recife, para a prova: "O curso foi muito importante para mim, porque me ajudou num momento muito difícil, de depressão, ansiedade, então quis usar pra me sentir bem", conta.

A pernambucana, entretanto, conta que toda a discussão a levou a refletir sobre a desigualdade de oportunidades na educação brasileira.

Neste ano, cerca de 5 milhões de brasileiros se inscreveram para o Enem, que terá a segunda etapa realizada com provas de ciências da natureza e matemática no próximo domingo (10).

Desses, cerca de 1,1 milhão estudam em escolas públicas e outros 1,9 milhão são ex-alunos da rede pública ou bolsistas integral na rede privada, segundo dados do Inep, que organiza a prova. Ou seja, São 3 milhões de candidatos que não têm, ou tinham, condições de pagar por educação.


Relacionadas