TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
interdição ética

CRM-PB interdita mais duas USF's por problemas estruturais, em João Pessoa

As unidades interditadas foram a Integrada Saúde e Vida, no bairro Esplanada, e também a Unidade da Ilha do Bispo

Por Carlos Rocha Publicado em
CRM-PB interdita mais duas USF's por problemas estruturais, em João Pessoa
CRM-PB interdita mais duas USF's por problemas estruturais, em João Pessoa (Foto: CRM-PB)

O Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) interditou duas unidades de saúde da família em João Pessoa por problemas estruturais. As unidades interditadas foram a Integrada Saúde e Vida, no bairro Esplanada, que tem quatro Equipes de Saúde da Família trabalhando, e também a Unidade da Ilha do Bispo.

A fiscalização foi feita na última segunda-feira (23) e nesta quarta (25) houve a interdição ética dos médicos. Com isso, eles ficam proibidos de trabalhar nessas unidades.

Segundo o CRM-PB, os postos apresentaram vários problemas estruturais graves, colocando em risco a integridade física tanto dos profissionais quanto também dos pacientes. As duas unidades funcionam como campo de prática para residência médica em medicina da família e comunidade.

Por conta das fortes chuvas, esses problemas se agravaram nos últimos dias. Metade do prédio da Integrada Saúde e Vida, do Esplanada, estava sem energia elétrica, que foi desligada preventivamente. Foram identificadas, segundo o CRM, goteiras, falta de equipamentos, tetos rachados com partes cedendo, paredes com infiltração, mofo, aparelho de ar condicionado sem resfriar e falta de equipamentos básicos para o exame citológico.

Segundo o CRM há ainda o risco de choque elétrico nas paredes e também não tem banheiro para os pacientes na unidade da Ilha do Bispo.

A Prefeitura de João Pessoa disse que as equipes de engenharia já identificaram a situação e entenderam que seria melhor suspender os atendimentos nessas unidades enquanto isso o serviço é realizado. Com isso, os atendimentos médicos da unidade Saúde e Vida vão acontecer na associação comunitária do bairro Esplanada e também com as visitas nas casas das pessoas. Da mesma forma, os atendimentos da unidade da ilha do Bispo vão funcionar na casa dos pacientes e também na associação do bairro.

Confira a nota da Prefeitura de João Pessoa na íntegra:

Nota

A Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa (SMS-JP) informa que devido às fortes chuvas registradas nos últimos dias, as USF's Integradas Saúde e Vida, localizada no Esplanada, e Ilha do Bispo, apresentaram danos em suas estruturas e alguns equipamentos.

Equipes de engenharia da prefeitura de João Pessoa e do CRM-PB visitaram estes locais para verificar a situação e entenderam que seria melhor suspender os atendimentos médicos nestas unidades, para que os reparos estruturais sejam realizados e os equipamentos danificados substituídos.

Enquanto o serviço é realizado, os atendimentos médicos da USF Integrada Saúde Vida acontecerão na associação comunitária do bairro Esplanada e nas residências dos moradores, através das visitas domiciliares. Já com relação a USF Integrada Ilha do Bispo, os atendimentos seguirão o mesmo modelo, acontecendo na associação comunitária do bairro e nas residências.
 
A SMS está ciente da necessidade de reparação e reitera seu compromisso com a população e reforça que está trabalhando em um plano de recuperação das Unidades de Saúde da Família que, em sua maioria, enfrentaram pelo menos 16 anos de abandono.


Relacionadas