TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Hospitais lotados

CRM-PB identifica colapso em leitos covid no Sertão

Hospitais do Sertão da Paraíba estão lotados, segundo o conselho

Por Dennison Vasconcelos Publicado em
Abertura de 38 novos leitos aconteceu em março deste ano, nas cidades de Patos, Cajazeiras e Campina Grande
Abertura de 38 novos leitos aconteceu em março deste ano, nas cidades de Patos, Cajazeiras e Campina Grande (Foto: Divulgação/SES-PB)

Dados levantados pelo Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB), nesta terça-feira (18), revelam que os hospitais de referência para o tratamento da Covid-19 no Sertão paraibano estão com todos os 75 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ocupados. Nas enfermarias, dos 75 leitos instalados, 64 estão ocupados, restando onze leitos disponíveis.

 + Novo decreto estabelece medidas mais restritivas na Paraíba; confira

Apesar do aumento do número de leitos de UTI entre os meses de março e maio, passando de 61 para 75, os serviços de saúde referência no atendimento à covid-19 de Cajazeiras, Patos, Pombal e Piancó estão sobrecarregados. Todos estão com ocupação de 100% nos leitos de UTI.

O Hospital Regional de Piancó está trabalhando acima do limite. Com 7 leitos intensivos, há 8 pacientes internados. Na enfermaria a situação se repete: são 12 leitos de enfermaria instalados, porém há 16 pacientes internados.

“O CRM-PB vem acompanhando o crescimento do número de casos de covid-19 e o aumento de internações em UTIs e enfermarias em todo o Estado. A situação é preocupante em todas as regiões, especialmente no Sertão, em que identificamos percentuais de 100% em todos os serviços de saúde. Infelizmente, estamos vivenciando uma situação de colapso da rede pública de saúde do Sertão”, destacou o diretor de Fiscalização do CRM-PB, Bruno Leandro de Souza.

O levantamento do CRM-PB analisou cinco unidades de saúde referência Covid no Sertão paraibano. Os leitos de UTI registram os seguintes percentuais de ocupação: Hospital Regional de Patos 100%; Hospital Regional de Cajazeiras com 100%; UPA de Cajazeiras com 100%; Hospital Regional de Pombal com 100% e Hospital Regional de Piancó 114%.

Nas enfermarias, a situação é semelhante, com 91% de ocupação. Há dez vagas no Hospital de Patos e uma no de Cajazeiras, mas no de Piancó o número de pacientes internados é superior à sua capacidade. As ocupações de enfermaria estão com estes índices: Hospital Regional de Patos 70%; Hospital Regional de Cajazeiras 95%; UPA de Cajazeiras 100%; Hospital Regional de Pombal 100% e Hospital Regional de Piancó 133%.

Veja a ocupação dos hospitais levantada pelo CRM-PB:

Hospital Regional de Piancó
UTI instalada = 7
UTI ocupada = 8
Ocupação UTI = 114%
Enfermaria instalada = 12
Enfermaria ocupada = 16
Ocupação Enfermaria = 133%

Hospital Regional de Cajazeiras
UTI instalada = 21
UTI ocupada = 21
Ocupação UTI = 100%
Enfermaria instalada = 17
Enfermaria ocupada = 16
Ocupação Enfermaria = 94%

UPA de Cajazeiras
UTI instalada = 5
UTI ocupada = 5
Ocupação UTI = 100%
Enfermaria instalada = 4
Enfermaria ocupada = 4
Ocupação Enfermaria = 100%

Hospital Regional de Pombal
UTI instalada = 10
UTI ocupada = 10
Ocupação UTI = 100%
Enfermaria instalada = 8
Enfermaria ocupada = 8
Ocupação Enfermaria = 100%

Hospital Regional de Patos
UTI instalada = 32
UTI ocupada = 32
Ocupação UTI = 100%
Enfermaria instalada = 34
Enfermaria ocupada = 24
Ocupação Enfermaria = 70%

Veja mais:


Relacionadas