TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Pandemia

Adolescente de 12 anos morre vítima de covid-19 em João Pessoa

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), a menina tinha comorbidades

Por Juliana Alves Publicado em
Hospital valentin a jp
(Foto: Reprodução/PMJP)

Uma adolescente de 12 anos morreu vítima de Covid-19 em João Pessoa, nesta quinta-feira (17). Ela estava internada no Hospital Infantil Municipal do Valentina em tratamento contra a doença causada pelo novo coronavírus e, de acordo com a Secretaria de Saúde do município, tinha síndrome de Down e obesidade. A menina faleceu após uma parada cardiorrespiratória.

Segundo a Secretaria de Saúde, a adolescente deu entrada na unidade hospitalar nesta quinta-feira (17), por volta das 11h, transferida do Hospital Dom Pedro I, em Campina Grande, com diagnóstico para Covid-19, em estado grave, apresentando um quadro de comprometimento dos pulmões.

De acordo com o secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, outros três pacientes menores de idade foram transferidos de Campina Grande e seguem em tratamento contra a doença na Capital. Todas, segundo a SES, apresentam comorbidades. "São pacientes de maior risco quando adquirem a doença", disse o secretário.

"As crianças elas tem uma imunidade, uma capacidade de se defender melhor que os adultos, por isso que são raros os casos em crianças que evolui como esses evoluíram, para um quadro grave. Isso faz parte da taxa de transmissibilidade que está ocorrendo hoje na Paraíba, que está elevada ainda, consequentemente 2.500 paraibanos e paraibanas estão adoecendo diariamente da Covid-19. Por isso que as crianças também são acometidas pela doença e, em raros casos, elas evoluem e necessitam de cuidados intensivos", explicou Geraldo Medeiros.

Em nota, a Secretaria de Saúde de João Pessoa lamentou a morta da adolescente. Confira o comunicado na íntegra:

A Secretaria de Saúde de João Pessoa lamenta o falecimento da adolescente de 12 anos de idade que estava internada no Hospital Municipal do Valentina (HMV) com Covid-19. A paciente deu entrada na unidade hospitalar nesta quinta-feira (17), por volta das 11h, transferida do Hospital Dom Pedro I, em Campina Grande, com diagnóstico para Covid-19, em estado grave, apresentando um quadro de comprometimento dos pulmões. 

A adolescente, que tinha síndrome de Down e obesidade, foi encaminhada diretamente para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital. Apesar de todos os protocolos de cuidados para Covid-19 realizados pela equipe médica do hospital, ela não respondeu aos parâmetros respiratórios e foi a óbito, por volta das 23h30, após uma parada cardiorrespiratória. 

A equipe do HMV prestou toda a assistência necessária para a paciente durante o período em que esteve na unidade hospitalar e se solidariza com seus familiares. A unidade é referência no atendimento infantil, com perfil de portas abertas, recebendo casos de urgência e emergências pediátricas.


Relacionadas