Brasil

Criança branca pintada com tinta preta participa de evento escolar no Tocantins

A ação aconteceu em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra

Publicado em 20/11/2021 21:22
logo
Por Redação Portal T5
Post com a foto da criança pintada com tinta preta.

Post com a foto da criança pintada com tinta preta. ( Foto: Reprodução/Instagram)

Imagens de crianças participando de um evento do Dia da Consciência Negra em uma escola no sul do Tocantins, repercutiram nas redes sociais. Em uma das fotos, uma criança branca aparece pintada com tinta preta e usando uma peruca simulando o cabelo black power.

Movimentos negros publicaram notas de repúdio, pois a prática é conhecida como “blackface” e é racista. O colégio publicou uma nota em que pede desculpas.

Em um post feito pela própria instituição nesta sexta-feira (19), afirmava que o objetivo era caracterizar os estudantes. Depois de comentários denunciando a situação, a postagem foi apagada e a escola emitiu uma nota de esclarecimento.

Confira a nota na íntegra:

A direção do Colégio Adventista de Gurupi esclarece que é contrário a todo e qualquer tipo de discriminação racial. O Colégio ressalta que o projeto pedagógico do Dia da Consciência Negra, realizado com as turmas do 4º e 5º ano, teve como objetivo valorizar a cultura negra e afrodescendente na escola e fora dela assim como promover a reflexão e resgate da identidade negra.

O Colégio incentivou os estudantes a celebrarem de forma livre esse importante dia com respeito e admiração pelas pessoas. Em nenhum momento, os estudantes foram pintados ou estimulados a pintarem o rosto.

O Colégio pede desculpas pela situação que se criou e se compromete a proporcionar mais momentos com discussão sobre o tema. Com isso, a ideia é contribuir para promoção de uma sociedade cada vez mais libre de preconceitos.


icon whatsapp
Receba as últimas notícias de João Pessoa em qualquer lugar. Começar icone Play