TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
cadastro do auxílio

CPF irregular? Saiba como resolver o problema

Um dos problemas pode ser a situação do cidadão na Receita Federal.

Por Redação Publicado em
CPF
Foto: Reprodução/ Ministério da Economia

Os trabalhadores que não possuem CPF ou que estiverem com o documento suspenso podem ter problemas para receber o auxílio emergencial de R$ 600 oferecido pelo Governo Federal.

Com pagamento realizado pela Caixa Econômica Federal (CEF), é preciso estar com a situação do documentos em dia, já que deve ser criada uma conta virtual por onde ocorrerá o recebimento do dinheiro.

Um dos problemas pode ser a situação do cidadão na Receita Federal. Para entender se está tudo em ordem, é necessário acessar o site oficial da instituição.

De acordo com o órgão, as possíveis irregularidades são:

  • Regularização com pendência, quando alguma Declaração do Imposto Renda da Pessoa Física não foi entregue nos últimos cinco anos.
  • Suspensão, quando o cadastro do contribuinte está incorreto ou incompleto.
  • Cancelamento do documento ocorre quando existe multiplicidade, em virtude de decisão administrativa ou judicial.
  • Anulação é quando é constatada fraude na inscrição do documento.

Como resolver?

De acordo com a Receita Federal,  caso a situação cadastral apresente: "Pendente de regularização". O contribuinte deve enviar a declaração de Imposto de Renda do ano ausente, em atraso.

Em casos que apresente “Suspensa”, a Receita pede que o contribuinte que possui título de eleitor regularize a situação em seu site oficial. Sem o Título de Eleitor, o cidadão deve comparecer a uma agência do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou dos Correios e pagar taxa de R$ 7,00.

saiba mais

Relacionadas