TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Pesquisa

Covid: crianças têm baixa taxa de transmissão a adultos, aponta estudo

De acordo com a pesquisa, crianças têm maior probabilidade de serem infectadas por adultos do que de transmitirem a Covid-19.

Por Renata Nunes Publicado em
Fiocruz 0747100820
(Foto: Reprodução)

Pesquisadores da Fiocruz, da Universidade da Califórnia e da Escola de Medicina Tropical e Higiene de Londres, realizaram um novo estudo que busca explicar o papel das crianças na propagação do novo coronavírus. De acordo com o resultado da pesquisa, crianças têm maior probabilidade de serem infectadas por adultos do que de transmitirem a Covid-19 para eles — ou seja, menos chance de passar o vírus adiante.

O estudo foi feito entre maio a setembro de 2020 na comunidade de Manguinhos, no Rio de Janeiro, e analisou dados de 323 crianças (de 0 a 13 anos), 54 adolescentes (14 a 19 anos) e 290 adultos. Na pesquisa, as 45 crianças (13,9% do total) que testaram positivo para o Sars-CoV-2 haviam tido contato com adultos ou adolescentes com sintomas de Covid-19.

A informação é importante tanto para traçar estratégias de reabertura de escolas quanto para ampliação de planos de vacinação. "Ainda assim não faz sentido manter as escolas fechadas com o restante da economia aberta. A vacinação dos profissionais de educação, no entanto, é essencial para a reabertura", diz a coordenadora do estudo, Patrícia Brasil.

Os cientistas defendem que a volta às aulas seja feita, além da vacinação dos profissionais de educação, com a manutenção de cuidados de higiene, distanciamento social e uso de máscara. A pesquisa prossegue para investigar como ocorre a transmissão este ano, quando a pandemia se intensificou e novas variantes do coronavírus, principalmente a P1, estão em circulação.


Relacionadas