TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
João Pessoa

Covid-19: usuários apontam falta de testes e CRM alerta para subnotificação em JP

A falta de testes no setor público fez aumentar a procura por laboratórios privados

Por Redação Publicado em
CRM-PB interdita Unidade Básica de Saúde em João Pessoa
CRM-PB interdita Unidade Básica de Saúde em João Pessoa (Foto: TV Tambaú)
Reprodução/ TV Tambaú

Essa semana o Conselho Regional de Medicina vistoriou algumas unidades de saúde e hospitais públicos em João Pessoa e constatou que pode existir uma subnotificação de casos da covid-19. O CRM-PB disse que os pacientes que chegam nos locais com os sintomas da doença não são testados, porque não tem testes.

O secretário de saúde de João Pessoa, Adalberto Fulgêncio, garantiu que existem testes disponíveis para a população, mas os usuários continuam reclamando da falta de testes. Houve relatos de falta de testes em Mangabeira IV e na Unidade de Saúde da Família Integrada Alto do Céu. Uma funcionária informou que eles só vão chegar dia 15 de dezembro.

A unidade Viver Bem, no Treze de Maio a procura aumentou nos últimos dias, mas os moradores do bairro relataram que não encontram os testes. Uma servidora também informou que os testes rápidos não serão mais usados e os kits serão do tipo PCR, mas que a equipe ainda será capacitado a fazer esse tipo de exame. Com as unidades de saúde sem ter como detectar a presença do novo coronavírus, a tendência é de uma subnotificação crescente número de casos em João Pessoa.

Enquanto nos postos de saúde da capital faltam os testes, nos laboratórios particulares da capital a realidade é diferente. Tem material e a procura só aumenta a cada dia. Em apenas uma das redes presentes na capital, todos os dias são feitos em média 240 testes do tipo PCR, aquele que colhe secreção da boca e das vias aéreas, que pode detectar o vírus, além de dizer se o paciente está na fase de transmissão.

Procurada, a Secretaria de Saúde de João Pessoa disse que há testes sim e que a secretaria está providenciando mais, porém a compra ainda está em processo de licitação.

Leia também:

Mister morre em acidente de moto em rodovia no interior da Paraíba

Após 400 cirurgias, apresentadora atacada com ácido pelo ex faz desabafo

PRF e PM apreendem mercadorias sem documentação fiscal avaliadas em mais de R$ 300 mil no sertão paraibano

Parte de falésia da praia de Pipa desaba e mata três pessoas da mesma família


Relacionadas