TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
SERVIÇOS

Correios: serviço de achados e perdidos é oferecido em Alagoas

O serviço de Achados e Perdidos dos Correios recebe documentos encontrados que podem ser deixados em qualquer agência dos Correios para que sejam devolvidos

Por Redação Publicado em
Correios Alagoas
Foto: Correios alagoas/ divulgação Foto: Correios alagoas/ divulgação

Em 2019, foram cadastrados mais de 196 mil documentos em todo o Brasil. Desses, cerca de 5 mil foram devolvidos. O documento perdido é entregue somente ao próprio interessado ou representante legal devidamente reconhecido, mediante uma taxa de R$ 5,95 por retirada. 

O cidadão que queira fazer a retirada do seu documento, deve se dirigir a uma agência centralizadora do Estado ou na unidade indicada após o contato prévio com a instituição.

A taxa se refere ao custo de recebimento, registro, guarda e procedimentos de entrega do documento. Para a entrega de vários documentos a uma mesma pessoa, é cobrada uma única taxa. O documento de menores de 18 anos deve ser retirado apenas pelos pais ou responsáveis, mediante a apresentação de um documento de identidade. O menor de 18 anos não pode autorizar outras pessoas a procederem com a retirada do documento.

Os documentos ficam à disposição nos Correios pelo prazo de 60 dias corridos, contados a partir da data de recebimento na unidade. Após o término do prazo, os documentos são devolvidos aos órgãos emissores.

Nesse serviço, são cadastrados apenas documentos. Outros objetos como bolsas, carteiras e assemelhados não são aceitos pelo serviço. Cartões de débito/crédito poderão ser recebidos/entregues, desde que acompanhados de outro (s) documento (s) do mesmo cliente.

Como saber se seu documento foi encontrado:

Para saber se o documento perdido foi encontrado e está em uma agência de Correios, é preciso acessar o endereço: http://www2.correios.com.br/servicos/achados_perdidos/default.cfm ou entrar em contato com a Central de Atendimento Correios - CAC nos telefones: 3003 0100 (Capitais e Região Metropolitanas); 0800 725 7282 (Demais localidades); 0800 725 0898 (exclusivo para portadores de deficiência auditiva).

Balcão do Cidadão

O serviço Achados e Perdidos é mais uma conveniência disponível nas agências dos Correios. A empresa já presta vários serviços ao cidadão, como a emissão, regularização e alteração de CPF; emissão de certificado digital; e entrada no seguro por acidente de trânsito (DPVAT).

Por meio da iniciativa Balcão do Cidadão, os Correios estão ampliando a parceria com instituições públicas e privadas para a oferta de serviços e outras conveniências em suas agências. É uma oportunidade para órgãos públicos e empresas que querem potencializar a prestação de multisserviços, por meio da infraestrutura e da capilaridade das unidades de atendimento da estatal.


Relacionadas