TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º

CoronaVac é segura para crianças e adolescentes, diz Butantan

Segundo instituto, resultados preliminares dos ensaios clínicos de fase 3 são positivos

Por Dennison Vasconcelos Publicado em
CoronaVac é produzida pelo Instituto Butantan, em São Paulo
CoronaVac é produzida pelo Instituto Butantan, em São Paulo (Foto: Secom-JP/Divulgação)

O Instituto Butantan divulgou nesta quarta-feira (10) um estudo que indica segurança do uso da vacina CoronaVac em crianças e adolescentes na faixa de 3 a 17 anos de idade. Os dados obtidos são da farmacêutica chinesa Sinovac, parceira do Butantan no desenvolvimento da vacina para prevenir a Covid-19.

Os resultados preliminares dos ensaios clínicos de fase 3 que estão sendo realizados na África do Sul, Chile, Malásia e Filipinas comprovam que o imunizante é seguro para a faixa etária. Desde outubro de 2021, 2.140 jovens de seis meses a 17 anos participam do estudo, que é multicêntrico, randomizado, duplo-cego e controlado por placebo.

Segundo o instituto, os efeitos adversos incluem, principalmente, dor no local da injeção, dor de cabeça e febre. Não ocorreram reações graves suspeitas e inesperadas. Além disso, a incidência de respostas adversas depois da segunda dose foi muito menor do que quando da primeira.

Países como Chile, Equador, El Salvador, Colômbia, Camboja e Indonésia, já aprovaram o uso da CoronaVac em pessoas saudáveis entre 3 a 17 anos de idade.

No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu o uso da vacina chinesa para imunizar crianças e adolescentes. A decisão foi tomada em reunião do colegiado em agosto, pelos diretores da agência considerarem a necessidade de mais estudos.

Veja também:


Relacionadas