TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Finanças

Conta de luz fica mais cara: veja dicas para economizar

A partir desta terça-feira (1) a conta de luz fica ainda mais cara. Em um ano com inúmeros problemas, tudo o que o consumidor menos queria era um problema a mais para se preocupar.

Por Redação Publicado em
Contas de luz continuam sem cobranca extra em fevereiro
Contas de luz continuam sem cobranca extra em fevereiro Contas de luz continuam sem cobranca extra em fevereiro

A partir desta terça-feira (1) a conta de luz fica ainda mais cara. Em um ano com inúmeros problemas, tudo o que o consumidor menos queria era um problema a mais para se preocupar. Com isto, é preciso ter ainda mais cuidado na hora dos gastos e economizar. Mas como fazer isto? Confira abaixo algumas dicas para gastar menos energia e poupar um dinheirinho no fim do mês:

- Aproveite ao máximo a iluminação natural durante o dia. Abrir as cortinas e deixar a luz do sol entrar deixa os ambientes mais arejados (orientação da OMS para esse período) e evita que lâmpadas sejam acesas sem necessidade. Prefira montar seu posto de trabalho, caso esteja atuando com trabalho remoto, em locais mais claros e ventilados.

- Sempre que possível, opte por lâmpadas LED, que apresentam maior durabilidade e consomem menos energia do que as fluorescentes ou incandescentes. Outra recomendação é manter filtros de ar-condicionado higienizados. Além de prevenir doenças respiratórias, essa prática garante que os aparelhos funcionem com mais eficiência.

- Mantenha ventiladores ligados apenas se estiver utilizando o ambiente. Caso contrário, mesmo em uma saída rápida do cômodo, vale desligá-lo enquanto não estiver usando.

- Quanto à geladeira, tente abrir o menor número de vezes possível e oriente seus filhos a fazerem o mesmo. Escolha o que será retirado antes, diminuindo o tempo da porta aberta. Também não é recomendável colocar roupas e sapatos para secar na parte de trás, pois a prática sobrecarrega o motor e aumenta o consumo do aparelho para manter a baixa temperatura interna.

- Se precisar fazer um lanche para a criançada, priorize sempre que possível o uso do forno a gás, ao invés do microondas e do forno elétrico.

- É importante também não deixar aparelhos no modo stand by ligados quando não estiver usando. Se for usar o ferro de passar, procure juntar a maior quantidade de roupas de uma só vez, para que não precise esquentar o ferro novamente. Faça o mesmo com a máquina de lavar.

- Vigiar os aparelhos de celular e notebooks enquanto recarregam a bateria também é fundamental para não deixar os equipamentos na tomada mais tempo do que o necessário. Nas pequenas pausas, desligue o monitor do computador, já que ele é responsável por cerca de 70% do consumo de energia do equipamento.

- Outra dica é prestar atenção aos equipamentos elétricos para mantê-los funcionando apenas quando for necessário. É comum, por exemplo, as pessoas deixarem TV e computadores ligados ao mesmo tempo, sem estarem usando os dois equipamentos.


Relacionadas