TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Bandeira vermelha patamar 2

Conta de energia ficará mais cara em julho; saiba como economizar

Em julho, será aplicada a bandeira tarifária na cor vermelha patamar 2, taxa mais elevada do sistema.

Por Renata Nunes Publicado em
Será aplicada a bandeira tarifária na cor vermelha patamar 2
Será aplicada a bandeira tarifária na cor vermelha patamar 2 (Imagem: Energisa/Divulgação)

Nesta terça-feira (20), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) se reunirá para definir o valor do reajuste das bandeiras tarifárias. Segundo o órgão, a cobrança extra na conta de energia ocorre quando o custo de produção de energia aumenta.

O reajuste a ser definido pela Aneel entrará em vigor a partir de julho, quando será aplicada a bandeira tarifária na cor vermelha patamar 2, taxa mais elevada do sistema.

Conforme a Aneel, os níveis dos reservatórios estão "consideravelmente baixos", e a perspectiva é "desfavorável".

Ainda de acordo com a agência, o cenário "sinaliza horizonte com reduzida capacidade de produção hidrelétrica e elevada necessidade de acionamento de recursos termelétricos". A energia produzida pelas usinas termelétricas é mais cara se comparada com a das usinas hidrelétricas.

VEJA DICAS PARA ECONOMIZAR

Trabalho e estudo em casa – ao trabalhar ou realizar atividades escolares em casa, procure um ambiente ventilado e com maior entrada de iluminação natural. Dessa forma, não será preciso manter as lâmpadas acesas durante o dia todo. Se, mesmo assim precisar acender a lâmpada, dê preferência às de LED, pois esses modelos consomem menos energia. 
 
Computador – Nos intervalos do trabalho, das aulas ou até da diversão online, desligue o monitor ou ative o “modo de espera” do computador ou notebook para poupar energia.

Equipamentos novos – ao comprar um computador ou impressora novos, dê prioridade àqueles com Selo Procel. A economia ao longo do tempo vale a pena.

Luminárias – elas podem até tornar o ambiente de home office mais aconchegante, mas estão longe de ser econômicas. Por isso, evite deixá-las ligadas por muito tempo, assim como os abajures.

Aparelhos em stand-by – televisão, micro-ondas, DVD, cafeteira e outros equipamentos na tomada consomem energia. Retire-os da tomada após o uso.  (Fonte: Energisa)

VEJA TAMBÉM:


Relacionadas