TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Economia

Consumo das famílias volta a se destacar no 3º trimestre de 2019, diz IBGE

Na comparação com o mesmo o período do ano passado, houve expansão de 1,9%.

Por Redação Publicado em
0001 portal t5 noticia logotipo 200925 170641

DIEGO GARCIA E EDUARDO CUCOLO RIO DE JANEIRO, RJ, E SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Responsável por quase dois terços do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro, o consumo das famílias puxou o crescimento da economia no terceiro trimestre de 2019.

Base da recuperação econômica após a recessão iniciada em 2014, o consumo das famílias brasileiras cresceu 0,8% no terceiro trimestre de 2019, em relação aos três meses anteriores, informou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta terça-feira (3).

Mulher morre após ser picada por cobra jararaca no interior da PB

+ Saiba o valor do patrimônio acumulado e a herança deixada por Gugu ao filhos

Na comparação com o mesmo o período do ano passado, houve expansão de 1,9%. A alta pode ser explicada pelo comportamento dos indicadores de crédito para pessoa física e pela expansão da massa salarial real, segundo o IBGE. O último resultado negativo do consumo na comparação com o período imediatamente anterior foi nos últimos três meses de 2016.

+ Aluno no Brasil falta mais e perde mais tempo de aula com bagunça

+ Motorista morre após perder controle da direção e provocar acidente em Cabedelo

A Formação Bruta de Capital Fixo também teve variação de 2% na comparação com o trimestre anterior. Em relação ao mesmo período do ano passado, o crescimento foi de 2,9%, o oitavo resultado positivo após quatorze trimestres de recuo.

"Esse aumento foi puxado pela construção e pela produção de bens de capital", explicou o IBGE. Nesta terça-feira, o IBGE divulgou dados do PIB, que avançou 0,6% no terceiro trimestre de 2019 em relação aos três meses imediatamente anteriores.

+ Motorista de aplicativo é feito refém enquanto bandidos realizam assaltos em João Pessoa

+ Homem é assassinado com seis tiros em João Pessoa


Relacionadas