TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Daniel Silveira

Conselho de Ética é resposta da Câmara para livrar deputado da cadeia

Presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL) busca solução institucional sobre prisão de Daniel Silveira (PSL-RJ), investigado no inquérito de notícias falsas no STF

Por Dennison Vasconcelos Publicado em
Daniel silveira foto camara f
(Foto: Câmara Federal/Divulgação)

A cúpula da Câmara decidiu levar o bolsonarista Daniel Silveira (PSL-RJ) ao Conselho de Ética da Casa como "solução institucional" para o caso. O deputado foi preso na noite de terça-feira (16) após ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. A decisão foi referendada em plenário no dia seguinte.

A alternativa foi discutida e apresentada pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), na reunião da Mesa Diretora desta quarta-feira (17), segundo relatos de participantes. A movimentação do líder do Centrão junto a aliados é de revogar a decisão da Corte em plenário para deixar que o Conselho de Ética da Casa decida pela suspensão do parlamentar ou até mesmo pela cassação de mandato.

Em nota, Lira informou que a Mesa "determinou hoje a imediata reativação do Conselho de Ética" após apresentar representação contra Silveira. "Está marcada reunião de líderes para esta quinta (18), às 14 horas, para tratar da apreciação da medida cautelar decretada pelo STF".

O horário da reunião é estratégico, porque a audiência de custódia do deputado está marcada para as 14h30. A expectativa é que, caso a prisão seja revogada, a Câmara não teria que se debruçar sobre o tema. Na avaliação de líderes, evitaria um possível desgaste com o Supremo.

Por se tratar de prisão de deputado, o plenário da Casa tem que respaldar ou não a decisão. O voto é aberto e são necessários ao menos 257 para que a prisão de Silveira seja mantida. Leia abaixo a representação contra Daniel Silveira protocolada no Conselho de Ética.

SBT News


Relacionadas