TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
parlamentar

Conselho de Ética aprova perda de mandato da deputada Flordelis

Deputada pode recorrer da decisão na CCJ

Por Carlos Rocha Publicado em
Aprovada perda do mandato da deputada Flordelis
Aprovada perda do mandato da deputada Flordelis (Foto: Reprodução/ SBT)

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados recomendou nesta terça-feira (8), por 16 votos a um, a perda do mandato da deputada Flordelis (PSD-RJ) por quebra de decoro parlamentar. A deputada ainda pode recorrer da decisão na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

A decisão final pela cassação de Flordelis caberá ao plenário da Câmara. Para que a deputada perca o mandato, são necessários os votos de, pelo menos, 257 deputados em votação aberta e nominal.

Flordelis responde a processo por quebra de decoro parlamentar, acusada de ser a mandante do assassinato do marido, o pastor Anderson do Carmo, em junho de 2019, na casa da família em Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro.

Os deputados acataram o parecer do relator do processo no conselho, deputado Alexandre Leite (DEM-SP), para a perda do mandato. O parlamentar argumentou que a deputada não conseguiu provar sua inocência, tentou usar o mandato para cooptar um de seus filhos para assumir a autoria do crime, era a única da família com recursos para comprar a arma do crime e também teria abusado de prerrogativas parlamentares.

Defesa

A deputada Flordelis voltou a negar que tenha sido a mandante do assassinato de Anderson do Carmo e apelou para que os parlamentares aguardassem seu julgamento pela Justiça, antes de tomar uma decisão.

“Venho perante vocês pedir que não cassem o meu mandato, pois o efeito dessa cassação viria de imediato tirar o sustento da boca da minha família, abrir para que meus detratores me mandem para a prisão, fazer com que eu perca minha capacidade de defesa. A Constituição diz que, para o crime de que sou acusada, os juízes competentes me julguem. Os juízes competentes que têm que me julgar são os jurados do Tribunal do Júri”, disse a deputada.

Leia também:

MEC abre seleção para contratar consultores em todo o país

Passagens de voos para Patos já estão sendo vendidas; saiba o valor

Paraibana 'Rainha de Vegas' volta ao Estado para gravar documentário

UFPB abre seleção para cursos técnicos de Análises Clínicas, Cuidados de Idosos, Enfermagem e Prótese Dentária


Relacionadas