TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
consumidor

Conheça seus direitos na hora de trocar os presentes de Natal

A partir do dia 26 de dezembro, é dada a largada para uma corrida às lojas para fazer trocas

Por Redação Publicado em
Lagoa centro joao pessoa comercio black friday
Foto: Ewerton Correia/RTC

ANA LÍVIA FARIA SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - As festas de final de ano movimentam o comércio principalmente pela compra de presentes, mas sempre há casos em que a pessoa não gosta do que ganhou, o produto não serve ou tem algum defeito. Com isso, a partir do dia 26 de dezembro, é dada a largada para uma corrida às lojas para fazer trocas. Na ânsia de ter os direitos respeitados, o consumidor pode acabar não conseguindo a substituição.

O motivo é que nem todos os casos garantem o direito de trocar. Muitas regras variam de empresa para empresa. Há aquelas que aceitam substituir o item mesmo sem nota fiscal ou sem defeito. Segundo o advogado e diretor do Brasilcon (Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor), Marco Antônio Júnior, em todos os casos, "o importante é o consumidor combinar no momento da compra se a troca pode ser feita sem nota fiscal e passar essa informação ao presenteado". No entanto, se houver perda do documento, é possível pedir a reimpressão da nota fiscal, garante o advogado do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), Igor Marchetti.

A empresa tem direito de definir horários e datas para realizar a troca de presentes, mas é importante que ela sempre repasse essa informação ao consumidor no momento da compra. O tão comum "só tem sete dias para trocar" é válido apenas para presentes sem defeito, quando a loja se propõe a fazer substituição se o cliente não gostou.

No caso de falhas de fabricação ou erros de quantidade, o consumidor tem três prazos: 30 dias para produtos não duráveis, 90 dias para bens como eletrônicos, roupas e eletrodomésticos, e 90 dias para itens com vícios ocultos. Para compras online, há o direito de arrependimento em até sete dias depois de receber o produto.


Relacionadas