TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Serviço

Conheça seis direitos de todos os aposentados do INSS

Confira alguns direitos que todo aposentado pelo INSS tem e muitos não conhecem

Por Juliana Alves Publicado em
Saiba o que é o Benefício de Prestação Continuada
Saiba o que é o Benefício de Prestação Continuada (Foto: Divulgação/Agência Brasil)

Você sabia que além do direito ao benefício da aposentadoria pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), os aposentados também possuem outras garantias pela legislação? Muitos não conhecem, mas pelo menos seis direitos podem ajudar na manutenção de uma aposentadoria mais digna.

Conheça seis direitos que todo aposentado pelo INSS tem.

1. Saque do FGTS

Assim que se aposenta, todo trabalhador tem o direito de sacar o dinheiro do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

2.  Acumular pensão por morte com a aposentadoria

É direito de todo aposentado acumular o benefício da aposentadoria com a pensão por morte, mesmo se ela for anterior ao pedido de aposentadoria.

3. Manutenção do plano de saúde

Esse direito é garantido ao trabalhadores que pagam parte do valor mensal do plano de saúde fornecido pela empresa. Assim, ao se aposentar, o trabalhador pode continuar a usufruir do convênio, desde que assuma o pagamento da parcela que o empregador pagava.

4. Quitação do imóvel financiado em caso de invalidez

Muitos contratos de financiamento garantem, em casos que o trabalhador se aposente por invalidez, que um imóvel financiado por ele seja quitado.

5) Direito ao transporte urbano e interestadual gratuitos

Essa garantia é valida para os meios de transportes urbanos como ônibus e trem. Na maioria das cidades, a idade mínima para ter acesso a esse direito é de 65 anos.

Em viagens interestaduais, esse direito é garantido para de idosos maiores de 65 anos com renda igual ou menor a dois salários mínimos. Assim, no ato da compra de passagem é preciso apresentar documento com foto e comprovante de renda.

6) Prioridade de restituição do imposto de renda

Contribuintes acima de 60 anos têm o direito a receber antes a restituição do Imposto de Renda, independente se caiam na "malha fina". Nesses casos, também é garantido o direito à prioridade na correção de falhas na declaração.


Relacionadas