TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Semana Santa

Conheça o significado de todos os símbolos da Páscoa cristã

Neste domingo (1º) celebra-se a Páscoa no Brasil e em outros países cristãos.

Por Redação Publicado em
Quaresma cristo
A Páscoa cristã celebra a ressurreição de Jesus Cristo. A Páscoa cristã celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Foto: Reprodução/Internet

Neste domingo (1) celebra-se a Páscoa em todo o Brasil e em outros países cristãos, um feriado que significa a ressurreição de Jesus Cristo. A data vem logo após o fim da Quaresma, período de 40 dias que começa na Quarta-feira de Cinzas, depois do Carnaval, e termina no Domingo de Ramos, que foi exatamente este último domingo (25).

Durante a Quaresma, os religiosos cultivam uma maior espiritualidade, dando prioridade ao jejum, à penitência e à conversão, aproveitando também para fazer promessas e tentar promover mais ações caridosas.

Páscoa Judáica

De acordo com o site Brasil Escola, a Páscoa Judáica é conhecida como Pessach, celebra a libertação do Egito e reitera o laço para com o Deus que teria possibilitado a execução daquela memorável vitória. Ao longo do tempo, essa celebração foi ganhando contornos mais estáveis e se aproximando dos eventos e rituais que hoje marcam tal celebração. Para alguns estudiosos, a celebração de tal evento foi crucial para que a comunidade judaica preservasse seus laços nos mais diferentes lugares em que viveram e ainda vivem.

Qual o significado do coelho?

Sabe-se que a figura do coelho da páscoa é de origem alemã, foi trazida para o Brasil pelos imigrantes no fim do século XVII e início do XVIII. A hipótese mais provável que explica o porquê do uso da imagem do coelho é o fato do animal ser bastante fértil. Na antiguidade, a fertilidade era vista como sinônimo de preservação da espécie, uma vez que as condições de vida eram muito ruins, assim, o coelho passou a simbolizar o nascimento de uma nova vida. A informação é do site Mundo Educação.

E o ovo de Páscoa?

Ainda segundo o site Mundo Educação, a prática de associar o ovo com a Páscoa se iniciou através dos cristãos primitivos da Mesopotâmia. Na Grã-Bretanha, as pessoas escreviam mensagens destinadas aos seus amigos nos ovos. Na Alemanha, além dos ovos, eram dados outros presentes. Na Armênia, eram desenhados retratos de Cristo e outras imagens religiosas nos ovos. A adoção dos ovos como símbolo da Páscoa está ligada ao fato de que o ovo simboliza o nascimento, a vida que retorna.

No entanto, os ovos não eram comestíveis, muito menos de chocolate, como conhecemos hoje em dia. O chocolate surgiu entre os Maias e os Astecas, onde era usado como moeda. Chegando à Europa no século XVI, ganhou grande aceitação e tornou-se rapidamente popular. Foram os franceses que decidiram substituir os ovos naturais e pintados por ovos feitos de chocolate. No século XVIII, confeiteiros tiveram a ideia de fazer os ovos com a iguaria, descobrindo um modo atraente de apresentar o chocolate.

Dias da Semana Santa

Domingo de Ramos – Este dia celebra a data em que Jesus Cristo entrou em Jerusalém justamente para festejar a Páscoa. No Domingo de Ramos, os fiéis levam ramos de plantas até a igreja para serem abençoados pelo padre. O ramo representa todos os fiéis, que fazem parte da videira, árvore que é representação de Jesus. Após a cerimônia, os ramos são queimados para serem utilizados na Quarta-feira de Cinzas do ano seguinte.

Quinta-feira Santa – Dia em que acontece a cerimônia do lava-pés, que remonta a quando Jesus Cristo lavou os pés dos apóstolos na Última Ceia.

Sexta-feira da Paixão – Único dia do ano em que não são celebradas missas, ocorrendo apenas a Celebração da Palavra. Nesta data acontece uma procissão que reproduz a via-sacra.

Sábado de Aleluia – Dia em que o Círio Pascal é acendido, o símbolo da luz de Cristo, que é a luz do mundo. Nesta data ocorre também a Vigília Pascal.

Domingo de Páscoa – Último dia da Semana Santa. Ele celebra o momento em que Jesus Cristo ressuscitou. É a data em que acontece a missa tradicional de Páscoa, além de uma encenação da ressurreição que costuma ser encenada.


Relacionadas