TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Fé e festejos

Conheça a oração e saiba quem foi São João

Dia marca um dos mais tradicionais feriados e festas do Nordeste: o dia de São João.

Por Cristiano Sacramento Publicado em
São João
São João (Imagem: Reprodução)

A festa mais nordestina de todas conta com fé e religiosidade: é nesta quinta-feira (24) que celebra-se o dia de São João. Na tradição católica, João Batista é responsável pelo batismo de Jesus. O dia 24 de junho ocorre em alusão ao do seu nascimento. João é primo do Messias.

De acordo com a tradição oral, na noite em que ele nasceu, Isabel, sua mãe, acendeu uma fogueira para que Maria – mãe de Jesus e prima de Isabel, soubesse do ocorrido. No Brasil, a tradição das fogueiras segue viva. Além disso, são usados elementos próprios das regiões, como as danças, comidas típicas e música.

Segundo a bíblia, Jesus tinha muita admiração por João Batista. No livro de Mateus 11, 7-11 e 14-15 consta a seguinte passagem: "Na verdade vos digo que, entre os nascidos de mulher, não apareceu nenhum maior do que João, o Batista. E, se quereis aceitá-lo, ele mesmo é o Elias que há de vir. O que tem ouvidos, ouça!", disse Jesus.

Confira abaixo a oração de São João Batista


"Ó, glorioso São João Batista, príncipe dos profetas, precursor do divino redentor, primogênito da graça de Jesus e da intercessão de sua santíssima mãe, que fostes grande diante do Senhor, pelos estupendos dons da graça de que fostes maravilhosamente enriquecido desde o ceio materno, e por vossas admiráveis virtudes, alcançai-me de Jesus, ardentemente vos suplico, que me dê a graça de o amar e servir com extremado afeto e dedicação até a morte. Alcançai-me também, meu excelso protetor, singular devoção a Virgem Maria Santíssima, que por amor de vós foi com pressa à casa de vossa mãe Isabel, para serdes livre do pecado original e cheio dos dons do Espírito Santo. Se me conseguires estas duas graças, como muito espero de vossa grande bondade e poderoso valimento, estou certa de que, amando até a morte a Jesus e a Maria, salvarei minha alma e no céu convosco e com todos os anjos e santos amarei e louvarei a Jesus e a Maria entre gozos e delícias eternas. Amém".

VEJA TAMBÉM:


Relacionadas