TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
brilho perfeito

Conheça 10 formas de limpar panelas queimadas sem fazer esforço

Veja essas receitas caseiras

Por Redação Publicado em
Panelas brilhando

Nada mais trabalhoso do que tentar deixar as panelas brilhando, não é mesmo? Principalmente quando ficam com o "fundo queimado". As donas de casa fazem verdadeiras séries de bíceps em busca do brilho perfeito.

Para facilitar a vida de quem precisa tirar as marcas de queimado das panelas, o UOL listou 10 técnicas caseiras simples que prometem um brilho impecável.

Veja:

1 - Encha a panela com água, coloque bicarbonato de sódio (1 colher de sopa) e deixe de molho. Se o queimado for grande, você pode aquecer um pouco (sem ferver) ou deixar da noite para o dia.

2 - Para utensílios de inox e alumínio, encha com água e adicione 4 colheres (de sopa) de vinagre branco de álcool -- use essa medida nas panelas médias; para maiores, pode usar mais vinagre. Leve ao fogo e deixe ferver. Espere esfriar e lave normalmente, esfregando o que restou com esponja de aço e saponáceo cremoso.

3 - Peças de alumínio e inox também podem ficar de molho de um dia para o outro, com água e detergente. Na manhã seguinte, acrescente bicarbonato de sódio e saponáceo cremoso para fazer uma pasta grossa. Com uma esponja dura, esfregue o queimado.

4 - No inox, esprema o suco de 1 ou 2 limões e deixe de molho por um tempo. Na sequência, lave a panela normalmente.

5 - Coloque 1 colher de chá de bicarbonato em 1 litro de água e deixe ferver. Acrescente, então, 2 colheres (sopa) de vinagre branco e ferva por mais um tempinho. Quando esfriar, lave normalmente com esponja e detergente.

6 - Espalhe bastante detergente, encha com água (até sobrepor as marcas de queimado) e cubra com uma folha de papel-toalha. Deixe de molho por uma hora. Tire um pouco da água e esfregue o papel-toalha para retirar a sujeira.

7 - Pão amanhecido pode ser usado principalmente em marcas de gordura queimada, mas não use em teflon.

8 - Refrigerantes removem queimados menores. Despeje o líquido na peça e aqueça-a. Depois, basta uma esponja para retirar a sujeira.

9 - Aplique álcool 70º com a ajuda de um borrifador.

10 - Em casos extremos, se nada funcionar, você pode apelar para soluções mais fortes ou produtos à base de amônia.


Relacionadas