TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
reforma administrativa

Congresso aprova transferência da Coaf para o Ministério da Economia

A decisão foi considerada uma derrota para o ministro da Justiça, Sérgio Moro, que defendia a permanência do Conselho na pasta da Justiça.

Por Redação Publicado em
Coaf reuniao

A comissão do Congresso que analisa a reforma administrativa aprovou nessa quinta-feira (09) a transferência do Coaf, o Conselho de Controle de Atividades Financeiras, para o Ministério da Economia.

O conselho é considerado estratégico pelo ministro da Justiça, Sérgio Moro, no combate a crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.

Os deputados e senadores responsáveis pela apuração da nova estrutura de ministérios, implementada por Jair Bolsonaro, ainda decidiram pela recriação de dois ministérios, o da Cidades e o da Integração Nacional.

Um ponto importante que alterado na comissão diz respeito à demarcação de terras indígenas, que deixou a pasta da Agricultura, como determinado pelo presidente em uma de suas primeiras medidas após a posse, em janeiro, e retornou para a Funai.

Também foi limitado o poder de fiscais da Receita Federal.

As medidas aprovadas nesta quinta-feira contaram com o voto de investigados pela Coaf, que integram a comissão. Segundo o senador Randolfe Rodrigues (REDE-AP), a decisão "protege investigados pela Lava Jato", impedindo investigações futuras.

A medida provisória que engloba toda a reestruturação do Governo Jair Bolsonaro não for aprovada até o dia 03 de junho, ela perderá a sua validade. Neste caso, o desenho da Esplanada dos Ministérios voltará a ser como na época de Michel Temer.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, tentou ainda nesta quinta-feira colocar a medida em votação, porém, foi impedido pelo deputado Diego Garcia (PODE-PR), que alegou que a análise não poderia ser feita às pressas.

SBT


Relacionadas