Paraíba

Confira os protocolos para realização de eventos na Paraíba

As liberações e flexibilizações graduais são definidas a partir das avaliações e bandeiras do plano novo normal, divulgadas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES)

Publicado em 06/05/2021 13:40 Atualizado em 06/05/2021 14:04
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Por Redação Portal T5
Confira os protocolos para realização de eventos na Paraíba

Confira os protocolos para realização de eventos na Paraíba (Divulgação/Governo da Paraíba)

O Governo da Paraíba divulgou, nesta quarta-feira (5), dois documentos com orientações sobre protocolos sanitários para a realização de festas e eventos e para o funcionamento de teatros e cinemas com o objetivo de diminuir a propagação da covid-19 no estado.

Apesar do decreto estadual manter algumas medidas restritivas para conter o avanço da pandemia de Covid-19, a prefeitura de João Pessoa avançou nas flexibilizações e permitiu a realização de eventos sociais e corporativos, como por exemplo, casamentos, batizados e festas de criança.

As liberações e flexibilizações graduais são definidas a partir das avaliações e bandeiras do plano novo normal, divulgadas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Confira quais são os protocolos sanitários que devem ser seguidos para a realização de festas e eventos e para o funcionamento de teatros e cinemas na Paraíba:

Festas e Eventos

Classi­ficam-se como eventos sociais: casamentos, aniversários, jantares, confraternizações, reuniões, bodas, formaturas, batizados, festas infantis. E como eventos corporativos: inaugurações, palestras internas, comemorações empresariais, reuniões, lançamentos.

  • Orientações gerais

No caso de cadeiras dispostas em fileiras e que não ha utilização de mesas, deve-se observar o distanciamento mínimo de 1,5 m (um metro e meio) entre as cadeiras.

Em caso de auditórios deve-se escalonar a saída dos participantes por fileiras de assentos e evitar aglomerações em escadas, portas e corredores. Sempre iniciar pelas fileiras próximas a saída evitando o cruzamento entre as pessoas, finalizando com as fileiras mais distantes.

O evento deverá ser realizado preferencialmente em área toda aberta e o espaço deverá possibilitar o distanciamento de 2m entre os convidados e colaboradores com sinalização no piso com direção única com fluxo de entrada e posicionamento em todos os ambientes.

O uso obrigatório de máscaras por todos os colaboradores e convidados, em todo o período do evento (montagem, realização, desmontagem, entrega de materiais e movimentação de cargas);

Nos eventos tipo Drive-in, o limite de lotação do carro será de até quatro pessoas no veículo e os participantes deverão permanecer dentro do limite estabelecido para cada carro

Os participantes apenas poderão retirar a máscara SOMENTE no momento da alimentação e consumo de bebidas, EXCLUSIVAMENTE QUANDO ESTIVEREM SENTADOS EM CADEIRAS OU BANCOS, não podendo estar neste momento circulando no ambiente.

PARA APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS

  • Não utilizar a pista de dança. Músicos poderão tocar, desde que os artistas estejam separados dos demais funcionários e clientes, sendo vedado a aproximação ou toque e demais interações que gerem aproximações. As apresentações devem se limitar à participação até quatro pessoas entre artistas e equipe técnica. Os membros da equipe técnica e instrumentistas, à exceção daqueles que executem instrumentos musicais de sopro, deverão utilizar máscaras a todo tempo.
  • Animadores de festas e artistas contratados deverão observar o protocolo sanitário específico para Teatros
  • O uso de instrumentos musicais e microfone devem ser individuais. Esses devem ser desinfetados após cada uso com álcool 70% se possível envelopar com papel filme afim de facilitar o procedimento.

BUFFET E BEBIDAS

  • Os buffets podem acontecer em porções individuais ou com convidados servidos com uso máscaras, luvas e toucas por parte dos trabalhadores. Deverá ser evitado filas para serviço.

ORIENTAÇÕES AS EMPRESAS E TRABALHADORES

  • Garantir um espaço reservado para guardar bolsas e itens pessoais dos colaboradores. Solicite que o colaborador traga o mínimo de objetos pessoais para o ambiente de trabalho e forneça sacolas plásticas para acondicionar os pertences de cada funcionário.
  • Os funcionários para atendimento ao público deverão usar protetores faciais (Faceshield), além das máscaras.

FESTAS INFANTIS / ANIVERSÁRIOS

  • O momento do parabéns apenas a família do aniversariante ficará atrás da mesa do bolo e convidados deverão permanecer em seus lugares para cantar o parabéns.
  • Cabines, totens e displays de jogos eletrônicos devem passar por higienização concorrente, com álcool 70% a cada utilização.

ORIENTAÇÕES QUANTO A REALIZAÇÃO DE CASAMENTOS, BODAS E BATIZADOS

  • Cerimonias religiosas deverão adotar o uso do protocolo sanitário específico atividades religiosas disponível aqui.

Mais detalhes sobre os protocolos para festas e eventos, acesse aqui.


TEATROS, CINEMAS E ATIVIDADES CIRCENSES

  • Intervalos durante espetáculos devem ser suspensos para que não haja movimentação do público.
  • Suspender a participação do público nos palcos durante as apresentações, bem como as fotos com artistas.
  • Medir a temperatura de todos na entrada e não permitir o acesso de pessoas com temperatura a 37,5°C.
  • Deverá haver controle de acesso ao público, reduzido a 30% da capacidade do local (no primeiro mês de abertura).
  • Disponibilizar álcool 70% nas entradas e saídas do recinto, centros de informação e próximo aos pontos de alimentação
  • Para as vendas realizadas pela internet, disponibilizar um termo de aceite sobre as normas de prevenção, onde o visitante deverá aceitá-las antes de finalizar a compra.
  • Não realizar apresentações com comidas em cena

CINEMAS

  • Entrada - Abrir as salas de exibição com, pelo menos, 30 minutos de antecedência para evitar aglomeração.
  • Antes do ínicío do filme deve-se exibir vídeo educativo sobre etiqueta respiratória, distanciamento social e outras medidas de prevenção à COVID-19 antes do início de cada filme.
  • Deve-se higienizar e desinfetar piso, poltronas, corrimãos e demais objetos presentes na sala de exibição entre uma sessão e outra OBRIGATORIAMENTE, o mesmo vale para corredores de entrada e saída desses espaços.

Mais detalhes sobre os protocolos para Teatro e Cinema, acesse aqui.

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