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Confira os protocolos para realização de eventos na Paraíba

As liberações e flexibilizações graduais são definidas a partir das avaliações e bandeiras do plano novo normal, divulgadas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES)

Por Juliana Alves Publicado em
Confira os protocolos para realização de eventos na Paraíba
Confira os protocolos para realização de eventos na Paraíba (Divulgação/Governo da Paraíba)

O Governo da Paraíba divulgou, nesta quarta-feira (5), dois documentos com orientações sobre protocolos sanitários para a realização de festas e eventos e para o funcionamento de teatros e cinemas com o objetivo de diminuir a propagação da covid-19 no estado.

Apesar do decreto estadual manter algumas medidas restritivas para conter o avanço da pandemia de Covid-19, a prefeitura de João Pessoa avançou nas flexibilizações e permitiu a realização de eventos sociais e corporativos, como por exemplo, casamentos, batizados e festas de criança.

As liberações e flexibilizações graduais são definidas a partir das avaliações e bandeiras do plano novo normal, divulgadas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Confira quais são os protocolos sanitários que devem ser seguidos para a realização de festas e eventos e para o funcionamento de teatros e cinemas na Paraíba:

Festas e Eventos

Classi­ficam-se como eventos sociais: casamentos, aniversários, jantares, confraternizações, reuniões, bodas, formaturas, batizados, festas infantis. E como eventos corporativos: inaugurações, palestras internas, comemorações empresariais, reuniões, lançamentos.

  • Orientações gerais

No caso de cadeiras dispostas em fileiras e que não ha utilização de mesas, deve-se observar o distanciamento mínimo de 1,5 m (um metro e meio) entre as cadeiras.

Em caso de auditórios deve-se escalonar a saída dos participantes por fileiras de assentos e evitar aglomerações em escadas, portas e corredores. Sempre iniciar pelas fileiras próximas a saída evitando o cruzamento entre as pessoas, finalizando com as fileiras mais distantes.

O evento deverá ser realizado preferencialmente em área toda aberta e o espaço deverá possibilitar o distanciamento de 2m entre os convidados e colaboradores com sinalização no piso com direção única com fluxo de entrada e posicionamento em todos os ambientes.

O uso obrigatório de máscaras por todos os colaboradores e convidados, em todo o período do evento (montagem, realização, desmontagem, entrega de materiais e movimentação de cargas);

Nos eventos tipo Drive-in, o limite de lotação do carro será de até quatro pessoas no veículo e os participantes deverão permanecer dentro do limite estabelecido para cada carro

Os participantes apenas poderão retirar a máscara SOMENTE no momento da alimentação e consumo de bebidas, EXCLUSIVAMENTE QUANDO ESTIVEREM SENTADOS EM CADEIRAS OU BANCOS, não podendo estar neste momento circulando no ambiente.

PARA APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS

  • Não utilizar a pista de dança. Músicos poderão tocar, desde que os artistas estejam separados dos demais funcionários e clientes, sendo vedado a aproximação ou toque e demais interações que gerem aproximações. As apresentações devem se limitar à participação até quatro pessoas entre artistas e equipe técnica. Os membros da equipe técnica e instrumentistas, à exceção daqueles que executem instrumentos musicais de sopro, deverão utilizar máscaras a todo tempo.
  • Animadores de festas e artistas contratados deverão observar o protocolo sanitário específico para Teatros
  • O uso de instrumentos musicais e microfone devem ser individuais. Esses devem ser desinfetados após cada uso com álcool 70% se possível envelopar com papel filme afim de facilitar o procedimento.

BUFFET E BEBIDAS

  • Os buffets podem acontecer em porções individuais ou com convidados servidos com uso máscaras, luvas e toucas por parte dos trabalhadores. Deverá ser evitado filas para serviço.

ORIENTAÇÕES AS EMPRESAS E TRABALHADORES

  • Garantir um espaço reservado para guardar bolsas e itens pessoais dos colaboradores. Solicite que o colaborador traga o mínimo de objetos pessoais para o ambiente de trabalho e forneça sacolas plásticas para acondicionar os pertences de cada funcionário.
  • Os funcionários para atendimento ao público deverão usar protetores faciais (Faceshield), além das máscaras.

FESTAS INFANTIS / ANIVERSÁRIOS

  • O momento do parabéns apenas a família do aniversariante ficará atrás da mesa do bolo e convidados deverão permanecer em seus lugares para cantar o parabéns.
  • Cabines, totens e displays de jogos eletrônicos devem passar por higienização concorrente, com álcool 70% a cada utilização.

ORIENTAÇÕES QUANTO A REALIZAÇÃO DE CASAMENTOS, BODAS E BATIZADOS

  • Cerimonias religiosas deverão adotar o uso do protocolo sanitário específico atividades religiosas disponível aqui.

Mais detalhes sobre os protocolos para festas e eventos, acesse aqui.

TEATROS, CINEMAS E ATIVIDADES CIRCENSES

  • Intervalos durante espetáculos devem ser suspensos para que não haja movimentação do público.
  • Suspender a participação do público nos palcos durante as apresentações, bem como as fotos com artistas.
  • Medir a temperatura de todos na entrada e não permitir o acesso de pessoas com temperatura a 37,5°C.
  • Deverá haver controle de acesso ao público, reduzido a 30% da capacidade do local (no primeiro mês de abertura).
  • Disponibilizar álcool 70% nas entradas e saídas do recinto, centros de informação e próximo aos pontos de alimentação
  • Para as vendas realizadas pela internet, disponibilizar um termo de aceite sobre as normas de prevenção, onde o visitante deverá aceitá-las antes de finalizar a compra.
  • Não realizar apresentações com comidas em cena

CINEMAS

  • Entrada - Abrir as salas de exibição com, pelo menos, 30 minutos de antecedência para evitar aglomeração.
  • Antes do ínicío do filme deve-se exibir vídeo educativo sobre etiqueta respiratória, distanciamento social e outras medidas de prevenção à COVID-19 antes do início de cada filme.
  • Deve-se higienizar e desinfetar piso, poltronas, corrimãos e demais objetos presentes na sala de exibição entre uma sessão e outra OBRIGATORIAMENTE, o mesmo vale para corredores de entrada e saída desses espaços.

Mais detalhes sobre os protocolos para Teatro e Cinema, acesse aqui.


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