TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
consumo

Confira dicas para comprar de forma segura na internet durante a Black Friday

Obter produtos em sites de compras que sejam registrados com CNPJ, endereço e telefone de contato e que tenha procedência no mercado é uma das orientações do Procon-JP.

Por Redação Publicado em
Black Friday: 5 dicas para controlar o impulso ao fazer compras online
Black Friday: 5 dicas para controlar o impulso ao fazer compras online
Foto: Reprodução / Internet

A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de João Pessoa (Procon-JP) divulgou orientações a fim de deixar os consumidores mais seguros para fazer compras na internet durante a Black Friday nesta sexta-feira (29).

Obter produtos em sites de compras que sejam devidamente registrados com CNPJ, endereço e telefone de contato e que tenha procedência no mercado é a primeira orientação do órgão. Para o secretário Helton Renê, outra dica importante é sobre o cadastro do consumidor em sites de compras de sua confiança. 

De acordo com ele, o indivíduo que possui cadastro em lojas virtuais passa a receber, através de email, dicas de promoções e de valores, podendo se tornar um parâmetro para o orçamento.

Alerta - Helton Renê aconselha ainda que o consumidor não faça transações em redes sociais como whatsapp, facebook e instagram porque, geralmente, esses espaços não têm registro, não emitem nota fiscal e deixam o consumidor sem apoio caso haja algum problema. “Se não há documento da compra não tem como abrir uma reclamação no Procon-JP”, afirmou.

Outra orientação do titular do Procon-JP é quanto à maquiagem nos preços durante essa mega promoção. “O consumidor deve ficar atento para os preços anteriores à época do Black Friday, que agora começa com semanas de antecedência. Verificar se o valor do produto sofreu mesmo redução em relação há uma semana ou há 15 dias é uma boa pedida”, informou.

Para a devolução de mercadorias em compras pela internet, o prazo é de sete dias, contados a partir do recebimento do produto. O consumidor também pode escolher a restituição do valor ao invés da troca do produto.

“Outro ponto a ser considerado é quanto aos prazos de entrega, que deve ser obedecido pelo fornecedor. Se tiver dúvidas, a pessoa deve procurar os órgãos de defesa do consumidor”, orienta Helton Renê.

Compra segura pela internet

– Preferir sites com boa reputação no mercado;

– Desconfiar de ofertas muito abaixo do padrão de mercado;

– Verificar se o endereço eletrônico indicado na barra é o mesmo informado no site;

– Verificar a adoção de sistemas de segurança (cadeado ativo no canto direito da tela) principalmente quando fornecer dados pessoais;

– Desconfiar de formas de pagamento incomuns como depósito em conta de pessoas físicas;

– Conferir se a empresa existe de fato e de direito (CNPJ, endereço e telefone de contato);

– Evitar compras através das redes sociais, preferindo sites de compras;

– Entrar imediatamente em contato com os órgãos de defesa do consumidor em caso de dúvida ou se identificar algo suspeito durante a transação.

Veja também:

RecordTV decide eliminar dois participantes nesta semana em 'A Fazenda 11'; veja

Universitária morre após cair do 'Trenzinho da Alegria' em MG

Conheça Rose Miriam, companheira e mãe dos três filhos de Gugu Liberato


Relacionadas