TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
retomada

Confira como foi o primeiro dia de flexibilização de medidas em João Pessoa

A cor da bandeira de João Pessoa é a laranja, que libera alguns serviços não essenciais

Por Redação Publicado em
Parque da lagoa de dia
Foto: Cristiano Sacramento / RTC

Desde o último sábado (13), o governo da Paraíba criou um protocolo que orienta o plano de retomada das atividades nos municípios. Foram criadas bandeiras nas cores vermelha, laranja, amarela e verde. A cor da bandeira de João Pessoa, por exemplo, é a laranja que libera alguns serviços não essenciais. O estado orienta e os gestores municipais seguem ou não.

Na capital, a prefeitura flexibilizou alguns serviços, mas com restrições, como os salões de beleza e barbearia, que só vão funcionar por agendamento. A prefeitura de João Pessoa decidiu que os ônibus vão continuar parados.

O primeiro reflexo do início do plano de flexibilização da capital foi o trânsito interditado logo cedo, no Parque Solon de Lucena. Os motoristas de ônibus se juntaram para protestar contra a permanência da suspensão do transporte coletivo na cidade.

"Faz 90 dias que a gente tá sem trabalhar. Tem pais de famílias e colaboradores da empresa e está passando por necessidade, pois muitos deles perderam seus empregos, né. O que a gente pede é que o prefeito olhe pela categoria e volte pelo menos 50% das atividades das empresas", disse um dos manifestantes.

Pelo centro de João Pessoa muitos carros estacionados, uma razoável movimentação de pessoas, mas quase tudo fechado. Teve até quem deu uma circulada na esperança de ver alguma loja aberta, mas perdeu a viagem. Os shoppings, além do delivery, passou a funcionar utilizando o sistema "Drive Thru", no qual o cliente negocia a mercadoria pela internet e vai buscar o produto de carro.

Começou a valer hoje também a reabertura dos terminais rodoviários e do transporte intermunicipal. As empresas, desde a zero hora desta segunda-feira (15), já tem a permissão para estarem funcionando, só que com algumas restrições. Os horários devem ser reduzidos em até 20% e a capacidade de lotação dos ônibus em até 60%, e só com passageiros sentados.

Na manhã desta segunda-feira (15) houve pouca procura e apenas duas empresas tinham retomado as atividades, com medidas de distanciamento e higienização. Em João Pessoa, até as pousadas e estabelecimentos do gênero também estão autorizados a funcionar, mas apenas para turismo de negócios.


Relacionadas