TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
INFORMAÇÃO

Confira cinco fake news sobre coronavírus

As notícias têm tomado redes sociais e trazido desinformação à população

Por Redação Publicado em
FAKE NEWS

Desde a notificação de possíveis casos de coronavírus no Brasil, há muitas notícias sobre a doença, mas nem tudo é verdade.  Redes sociais e grupos na internet podem ser ferramenta para espalhar as chamadas ‘Fake News’ e ajudar na onda de pânico da população. Confira cinco fake News sobre coronavírus divulgada nos últimos dias.

Doação de álcool em gel pela Ambev

A empresa brasileira de cervejaria vai, de fato, distribuir álcool em gel, mas não como as notícias falsas têm relatado. A Ambev vai doar o produto apenas para hospitais públicos e não para a população.

Netflix grátis

Uma mensagem que a Netflix iria liberar o acesso de graça durante a quarentena circula nas redes sociais, mas a informação é falsa. O link sugerido na notícia, na verdade, pode levar o usuário a entregar dados como CPF e data de nascimento, o que pode ser usado por criminosos para efetuar fraudes.

Álcool gel caseiro

Outra informação que costuma ser vista é a eficácia e facilidade de produzir álcool gel caseiro. O produto, no entanto, pode apresentar riscos para a saúde e a produção em casa  não é indicada, uma vez que feito industrialmente passa por processos e tem os ingredientes necessários para a assepsia.

Vitamina C combate coronavírus

Tem sido comum ouvir que é preciso reforçar o consumo da vitamina C para combater o coronavírus, mas isso não é verdade. Qualquer vitamina pode prejudicar a saúde se usada em excesso e não há provas que a vitamina C possa auxiliar – até o momento, não há evidência que nenhuma substância ajude a conter a infecção

Correspondências da China estão infectadas

O pânico também levou pessoas a acreditarem que receber correspondências vindas da China pode infectá-las com o vírus. O Ministério da Saúde já disse que não há evidência disso e ressaltou que o vírus não sobrevive por muito tempo fora do corpo, o que elimina essa possibilidade, já que os produtos levam dias e até meses para serem entregues.

Para se manter bem informado, é necessário utilizar fontes de notícias oficiais e com credibilidade, como a Secretaria de Saúde, Ministério da SaúdePortal T5. Também é importante não repassar conteúdo sem verificar a verdade - na Paraíba, uma Lei prevê multa a quem compartilhar as falsas notícias.


Relacionadas