TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
bem estar

Confira 15 dicas infalíveis para se livrar dos sintomas da ressaca

Um verdadeiro manual de sobrevivência para quem abusou do álcool

Por Carlos Rocha Publicado em
Confira 15 dicas infalíveis para se livrar dos sintomas da ressaca
Confira 15 dicas infalíveis para se livrar dos sintomas da ressaca (Foto: Reprodução)

É difícil encontrar alguém que não se anime com o termo "sextooou" é falado no fim do expediente, não é mesmo? A alegria é tanta que alguns até perdem a conta de quantas cervejas ou drinks tomaram naquela happy hour ou em uma festa.

Mas o que a maioria com toda certeza não gosta é dos efeitos do dia seguinte. A sensação de acordar com a cabeça latejando, desidratado, com dores no estômago e enjoos devido aos excessos nas bebidas alcoólicas.

Embora não exista uma cura definitiva e específica para a ressaca, há várias coisas que você pode fazer para aliviar os sintomas.

Veja as melhores dicas e remédios caseiros para se livrar dessa condição tão desagradável.

1) Hidrate o corpo - Por causa do álcool, o seu corpo fica desidratado. Então, você precisa beber muita água no dia seguinte. Intercalar bebida alcoólica com água, água de coco ou suco natural é uma ótima dica para prevenir ou amenizar os efeitos de uma ressaca.

2) Ingerir alimentos ricos em lipídios antes de beber - Outra sugestão é comer alimentos gordurosos antes de beber ou quando estiver ingerindo bebida alcoólica. Com isso, o álcool leva mais tempo para absorver, amenizando assim os sintomas da ressaca.

3) Prefira bebidas claras - Bebidas escuras, como o whisky, costumam conter químicos, como o metanol e outros tipos de álcool (a exemplo da acetona). Isto pode dar origem a uma forte ressaca. Opte por bebidas alcoólicas mais límpidas, como a vodca e o gim.

4) Evite o cigarro - Fumar cigarros enquanto bebe álcool tem sido associado a uma má noite de sono, o que resulta em uma ressaca ainda pior.

5) Esqueça o café - Mesmo que seja tentador tomar uma xícara de café durante uma ressaca para 'acordar', isso vai deixá-lo ainda mais desidratado.

6) Prefira ingerir frutas e vegetais durante a ressaca - Geralmente, buscamos fast food quando estamos de ressaca. No entanto, é um dos piores alimentos para se consumir nesse momento. Certifique-se de comer muitas frutas e vegetais, pois estes estão repletos de nutrientes importantes. Saladas com vegetais, como couve, repolho, brócolis, couve-flor, espinafre e rúcula, são ótimas para se recuperar de uma ressaca. Esse prato ajuda a eliminar as toxinas acumuladas com mais facilidade.

7) Opte por alimentos ricos em vitaminas - Você precisará reabastecer seus níveis de vitaminas se quiser sobreviver bem a uma ressaca. Aposte em sucos de fruta fáceis de digerir e tome um suplemento multivitamínico se tiver algum em casa.

8) Eletrólitos - Quando você ingere álcool e fica desidratado, perde sais e potássio. As bebidas com eletrólitos, como as energéticas, são ótimas para reabastecer o seu corpo.

9) Faça exercícios - Pode não parecer uma boa ideia fazer exercícios quando se está de ressaca, mas a verdade é que as endorfinas liberadas durante a prática da atividade física ajudarão que o seu humor melhore.

10) O bom e velho banho - Tome um bom banho. Você se sentirá mais limpo, fresco e revigorado.

11) Com orientação adequada, remédios podem ajudar - Pode parecer o caminho mais fácil, mas os analgésicos, como a aspirina e o ibuprofeno, têm um ótimo efeito quando se está de ressaca. Evite o paracetamol, uma vez que este pode causar sérios danos ao fígado, quando misturado com álcool.

12) Evite bebidas alcoólicas durante a ressaca - Muitos dizem que ingerir mais bebida alcoólica é a forma mais rápida de curar uma ressaca. Ledo engano! Beber mais só adiará a ressaca. O seu corpo terá de lidar com isto mais cedo ou mais tarde.

13) Pastilhas efervescentes - Essas pastilhas ajudam com as náuseas, mas você só deve recorrer a elas se não tiver por perto bicarbonato de sódio e água para fazer uma mistura.

14) Ingerir carboidratos complexos - A ingestão de bebida alcoólica leva que o nível de açúcar no sangue fique mais baixo. Isto quer dizer que precisará de carboidratos saudáveis ao longo do dia seguinte. A batata-doce é uma excelente opção. Experimente combiná-la com ovos no café da manhã.

15) Remédios naturais - Você não pode curar uma ressaca, mas remédios caseiros naturais ajudam a amenizar os sintomas:

  • Magnésio - Ingerir 400 mg de magnésio antes de ir dormir ou logo depois de acordar poderá ajudá-lo com as dores de cabeça latejantes
  • Água de coco - É boa para o estômago, trazendo mais benefícios do que a água ou bebidas energéticas.
  • Gengibre - Chá de gengibre ajuda a acalmar o estômago e diminuir as náuseas. Adicione um pouco de mel para estabilizar os níveis de açúcar no sangue.
  • Smoothie de banana e laranja - Esta receita é rica em amido, açúcar, sódio e potássio. Coloque um pouco de sal e algumas colheres de açúcar na água. Em seguida, bata meio copo de suco de laranja e banana esmagada. Beba esta mistura ao longo do dia.
  • Suco verde - Bebidas que misturam frutas e vegetais são ideais, como os sucos verdes. De acordo com a Boa Forma, elas atuam no fígado, ajudando a eliminar as toxinas. Inclua ingredientes como couve, rúcula ou espinafre na sua receita.
  • Ovos - Esse alimento contém um aminoácido responsável por eliminar determinadas toxinas.
  • Caldo de ossos - Beber este caldo, que é feito de ossos de animais como aves ou suínos, ajudará com as dores no estômago e também a equilibrar o nível de eletrólitos. Veja como se faz aqui.
  • Cardo Mariano - Há muito tempo, as sementes dessa planta medicinal têm sido usadas como forma de melhorar a saúde do fígado e a reduzir sintomas como a indigestão.
  • Ginseng Siberiano - Ginseng Siberiano pode ser ótimo para náuseas, dores no estômago e vômitos. Mas, uma vez que pode causar interferência com alguns tipos de medicamentos, deve certificar-se de que você pode realmente ingerir este extrato.

Relacionadas