TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Economia

Como surgiu a Black Friday?

Por Renata Nunes Publicado em
As pessoas podem enviar até R$ 1.000,00 por transação
As pessoas podem enviar até R$ 1.000,00 por transação (Foto: Reprodução)

Novembro é um mês de expectativas para diversos consumidores do mundo todo. Muitas pessoas esperam até a última sexta-feira do mês para comprar aquele produto que estavam querendo o ano todo.

Toda essa espera e comoção é causada graças a Black Friday. Esse é o dia em que lojas de diversos lugares do mundo abaixam o preço de seus produtos e realizam promoções muito atrativas.

A história da Black Friday 

Apesar de ter se tornado popular no Brasil há poucos anos, a Black Friday traz lucros consideráveis para o mercado do país. Mas afinal, você sabe como surgiu essa ideia?

Tradicionalmente pensada nos Estados Unidos da América, a Black Friday acontece, não por coincidência, após o feriado de Ação de Graças.

Essa é a data que as famílias se reúnem, agradecem e celebram a fartura, a união, entre outros aspectos que tornaram o ano bom. Aqui no Brasil o feriado de Ação de Graças não existe e não é muito comemorado, visto que é uma data tipicamente americana, muito ligada a colonização do país.

Após a data de Ação de Graças sempre acontecia o campeonato de futebol americano, esporte também muito apreciado nos EUA. E claro que as grandes cidades ficavam abarrotadas de turistas que queriam assistir o jogo.

Assim, para aproveitar a lotação e a grande movimentação dos fãs de futebol americano, os comerciantes inventavam promoções nas lojas.

O nome Black Friday foi adotado mesmo durante os anos 80, se popularizando entre os consumidores, que passaram a marcar a data em suas agendas, na espera ansiosa pelas compras.

Outra curiosidade interessante é que os comerciantes da época anotavam em seus cadernos de controle os saldos do dia com caneta vermelha e preta. Os prejuízos eram anotados em vermelho e lucros em preto.

Ou seja, a Black Friday era usada para ter a maior quantidade de anotações pretas possíveis nos cadernos dos comércios.


Relacionadas