TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Novo normal

Como serão as festas de réveillon durante a pandemia?

Segundo orientações das autoridades de saúde, evitar o toque é fundamental nesse período de pandemia

Por Juliana Alves Publicado em
Protocolo fim de ano PB
(Reprodução/Governo da Paraíba/Protocolo Novo Normal)

A virada de ano se aproxima e, por estarmos em um cenário de pandemia, as celebrações não podem ser como eram há alguns anos atrás. E como serão? De máscara? Sem abraços? Sem beijos?

Segundo autoridades de saúde, evitar o toque é fundamental nesse período de pandemia. Para elas, o ideal seria que estas celebrações não acontecessem, para evitar os riscos de disseminação do Covid-19. Mas, para o momento, a recomendação é que as festas de réveillon aconteçam em lugares abertos e ventilados, com limite de convidados, mantendo o distanciamento e, se possível, apenas entre pessoas que residam na mesma casa.

Várias instituições e órgãos de saúde divulgaram cartilhas com recomendações para as festas de fim de ano. Uma delas foi a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). De acordo com a cartilha divulgada pela Fundação, “nenhuma medida é capaz de impedir totalmente a transmissão da Covid-19”. Mas algumas atitudes podem a diminuir os riscos de contaminação.

Usar máscara sempre que não estiver comendo ou bebendo; evitar apertos de mão ou abraços; lavar as mãos com frequência durante o evento com água e sabão ou usar álcool em gel e não compartilhar objetos (como talheres ou copos) são algumas medidas divulgadas pela FIOCRUZ que ajudam a diminuir os riscos de disseminação do novo coronavírus.

Aqui na Paraíba, o Governo do Estado também divulgou protocolos sanitários para o “novo normal” (Confira aqui). Para as celebrações da virada de ano, segundo o Protocolo Novo Normal: Festividades de Fim de Ano, “pessoas do grupo de risco, como crianças, idosos, grávidas e pessoas com imunossupressão ou com doença crônica, ao optarem por participar de eventos de confraternização e festividades, são orientadas a dar preferência a festas familiares (com pessoas do próprio convívio) e/ou com menor número de pessoas, evitando ambientes com aglomerações e maior exposição aos riscos epidemiológicos”.

Eliano Júnior, profissional de TI, tem noção dos riscos de contaminação por Covid-19 nessa época do ano e afirma que celebração da "virada do ano" não terá convidados, "apenas família'. Segundo ele, as celebrações de fim de ano que sempre reunem os avós e tios terá menos familiares. "Eu acho que o importante é sempre acreditar no melhor. É um momento diferente para todos, principalmente para aqueles que fazem festas enormes. Mas o que realmente importa, sempre, é o bem estar e todos ao nosso redor", pontou.

No geral, é imprescindível manter os cuidados básicos para evitar riscos de contaminação. Afinal, não sabemos até quando isso será novo, ou até quando será normal.

Leia também:

+ Felipe Neto é flagrado jogando futebol com amigos e revolta internautas

+ Quem é a garota de programa que reuniu famosos na madrugada falando sobre beijo grego?

+ Veja o que abre e o que fecha neste fim de ano

+ Gkay termina com Rezende após vídeo exposto no Instagram: “Macho sendo macho”

+ Autora do vídeo que abalou romance de Rezende e Gkay se pronuncia: “Não sou louca”

+ Pedro Sampaio se pronuncia após crise entre Gkay e Rezende: “Meu Casal”


Relacionadas