TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Dicas

Comidas de Natal: confira como reaproveitar a ceia e criar novas receitas

O armazenamento é fundamental para garantir que os alimentos possam ser aproveitados em forma de novas receitas no dia seguinte

Por Renata Nunes Publicado em
Combinação de alimentos de uma ceia natalina
Combinação de alimentos de uma ceia natalina (Foto: Reprodução/Instagram @rosangela_oliveira_buffet))

Uma ceia natalina normalmente é composta por muitos alimentos que, combinados, fazem sucesso na hora do jantar de Natal. Outra particularidade é a quantidade das comidas, que podem sobrar de um dia para o outro. É aí que entram em cena dicas importantes para garantir boas refeições no dia seguinte.

A primeira delas é sobre o armazenamento dos alimentos para evitar contaminação e até intoxicação alimentar. Por isso, seguem algumas dicas de como garantir a segurança e a saúde dos seus familiares e amigos:

Não deixar as comidas expostas à mesa a noite toda! Sirva os pratos somente na hora que forem ser consumidos e coloque-os na geladeira assim que a ceia acabar.

Ao levar à geladeira, tampe potes e vasilhas ou então cubra-os com papel filme ou papel plástico, para manter os alimentos em melhores condições de temperatura e exposição.

Alimentos que precisam ser reaquecidos podem ir para a panela ou para o micro-ondas. Só não devem ser aquecidos muitas vezes para não ficarem muito secos e perderem sabor.

Outra parte importante é saber quais receitas podem ser feitas a partir do reaproveitamento da ceia natalina. Confira algumas:

Torta de peru
Aproveite o peru que sobrou e faça uma torta supergostosa. A receita de torta de peru é fácil: basta fazer a massa, refogar o peru já desfiado com azeite, cebola, tomate, salsa, pimenta, AJI-SAL® e Tempero Sazón® Verde. Depois, é só montar e levar ao forno por 50 minutos. O sabor é garantido!

Arroz com Tender 
Com a receita de arroz com tender você reaproveita vários dos ingredientes tradicionais do Natal. A receita também pode trocar o arroz cru por aquele que sobrou da ceia e também reaproveita nozes e damasco, que dão um gostinho todo especial ao prato!

Sanduíche de pernil 
Ideal para qualquer hora do dia, o sanduíche de pernil é superfácil, rápido e prático de preparar. Basta refogar o pernil desfiado com óleo, cebola, tomate, pimentão, salsa e AJI-SAL® Pimenta. Depois, é só rechear os pãezinhos e se deliciar! Se preferir, prepare um patê prático ou um patê de nozes para acompanhar e deixar o sanduíche ainda melhor.

Risoto de peru ou frango 
Prepare um risoto com as sobras do peru para a família toda! A receita é basicamente a mesma que a de um risoto de frango, mas preparada com o peru natalino desfiado. Ela rende até 6 porções e leva aproximadamente 50 minutos para ser preparada.

Leia mais: 


Relacionadas