TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
de malas prontas

Começam preparativos para transferência da elefanta Lady para Santuário de Elefantes, no Mato Grosso

Animal vivia na Bica, em João Pessoa, desde 2013, e mudança vai ocorrer para Lady ter convivência com outros elefantes

Por Redação Publicado em
Bica foto gilbertofirmino 180 foto secom jp
Lady viveu em João Pessoa por seis anos Lady viveu em João Pessoa por seis anos Foto: Gilberto Firmino/Secom/JP

Iniciaram nesta quarta-feira (20) os preparativos para a transferência da elefanta Lady para o Santuário de Elefantes do Brasil (SEB), no Mato Grosso. O animal vive no Parque Arruda Câmara, a Bica, em João Pessoa, desde 2013.

A operação está sendo organizada de forma conjunta entre a Secretaria de Meio Ambiente de João Pessoa e o SEB. A mudança vai ocorrer após um acordo firmado entre a administração municipal, a Justiça Federal e o Ibama, para que Lady possa ter convivência com outros elefantes. Ainda que as condições em seu recinto na Bica fossem adequadas, ela sempre morou sozinha.

A elefanta foi doada à prefeitura depois de passar 40 anos se apresentando em circos pelo país, viajando em contêineres. Ao chegar no Parque da Bica, o animal tinha inflamação nos olhos, provocada pelo excesso de luz de laser, além de estar abaixo do peso recomendado. Ela foi atendida pelos biólogos e veterinários, recebendo alimentação balanceada e tratamento adequado.

O médico veterinário Thiago Nery, da Divisão de Zoológico da Bica, destacou que o ritmo da viagem será determinado pela própria Lady. “O deslocamento deve durar entre quatro e cinco dias, sendo acompanhado de perto por técnicos do Santuário. Mas tudo vai depender do período de adaptação do animal ao espaço onde será transportado, e essa adaptação será respeitada”, explicou.

Leia também:

Operação policial apreende explosivos no interior da Paraíba

Vídeo mostra momento em que carro é “engolido” por cratera no RS


Relacionadas