TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Sem laudo, sem jogos

“Com vida não se brinca”, diz Valberto Lira em coletiva sobre decisão de ‘veto’ a estádios da Paraíba

Campeonato estadual tem início semana que vem e três praças carecem de laudos.

Por Cristiano Sacramento Publicado em
Valberto Lira, procurador do MPPB
Valberto Lira, procurador do MPPB (Imagem: Reprodução)

Em entrevista coletiva virtual realizada na manhã desta quinta-feira (8), Valberto Lira, procurador do Ministério Público da Paraíba e corrdenador da Comissão Permanente Nacional de Prevenção e Combate à Violência nos Estádios, esclareceu dúvidas a respeito da recomendação de veto aos estádios Presidente Vargas, em Campina Gande; José Cavalcanti, em Patos; e Marizão, em Sousa. As praças esportivas são localizadas no Agreste e Sertão da Paraíba devem sediar jogos do estadual - que começa na semana que vem.

Esta semana, Valberto assinou um documento recomendando a Federação Paraibana de Futebol (FPF) que não marque jogos nos locais em razão da falta de laudos de prevenção e combate a incêndio. Mesmo sem a presença de público, as arenas devem dispor da documentação necessária para a realização de partidas - uma vez que garantirá a segurança dos envolvidos.



“A documentação sobre a prevenção e combate a incêndio independe de presença de torcida. Ele protege todos que estão relacionados à prática. Não tem conversa com relação a esse termo", afirmou. De acordo com Valberto, o não respeito aos termos pode acarretar em processos.


Durante a ocaisão, ele relembrou tragéras como a da Fonte Nova – com mortes registradas e do Castelão, mais recente, onde im incêndio atingiu parte da marquise da arena. Neste caso não houve vítimas. Para Valberto, em razão da existência de um plano para coibir maiores danos em caso de incêndio. “Com vida não se brinca”, exclamou.

A reunião foi acompanhada pelo tenente coronel do Corpo de Bombeiros da Paraíba, o Oliveira. Em fala, ele destacou: "Esse é o nosso trabalho. Estamos determinando o que é seguro e o que não é", disse.

Questionado pelo Portal T5 sobre a possível autorização com a entrega de laudos nos próximos dias, Valberto pontual e disse que o processo não é tão simples. "Após entrega, deve haver análise para só assim que haja aprovação. Não é algo que se resolve em poucos minutos".

A abertura do Campeonato Paraibano está marcada para o próximo dia 14. A primeira partida está justamente marcada para o PV, onde o Treze recebe o Atlético de Cajazeiras.


Relacionadas