TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
direito exercido

Com horário prioritário, idosos vão às urnas em João Pessoa

Justiça Eleitoral elaborou um plano de segurança sanitária

Por Redação Publicado em
Aposentada chegou à escola antes da abertura dos portões.
Aposentada chegou à escola antes da abertura dos portões. (Foto: Ewerton Correia/RTC)

Neste domingo (29), João Pessoa saberá quem ficará à frente do Executivo municipal pelos próximos quatro anos. O novo prefeito da cidade poderá ser escolhido por 522.269 eleitores, entre eles, 94.403 com mais de 60 anos, 18% do total.

Devido à pandemia do novo coronavírus, a Justiça Eleitoral elaborou um plano de segurança sanitária com diversas recomendações sobre procedimentos a serem adotados durante a votação, das 7h às 17h.

O período de 7h às 10h deve ser reservado prioritariamente para os eleitores que tenham mais de 60 anos. Edileuza Macedo escolheu o primeiro horário para exercer o direito ao voto. Com 65 anos, a aposentada afirma que acompanha a gestão dos candidatos escolhidos. "É muito importante votar. Eu acompanho, voto e vou votar sempre", disse.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o índice de abstenção no primeiro turno na cidade foi de 21,28%. Mais de 111 mil eleitores não foram às urnas. Para a idosa, a descrença na política pode ter motivado a ausência nas seções. "Eu acho que faltaram porque não estão acreditando em muitos políticos por conta das coisas erradas no Brasil, na Paraíba principalmente", opinou.

Conforme o TSE, o voto é opcional para os eleitores com mais de 70 anos. Jovens entre 16 e 18 anos também podem escolher se querem ou não participar da votação.

saiba mais


Relacionadas