TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Águas de Fortaleza

Com apoio de consórcio, Ceará assina ordem de serviço para usina de dessalinização

A Marquise S/A e outras empresas do consórcio Águas de Fortaleza fazem parte da Parceria Público-Privada (PPP) que viabilizou o projeto

Por Carlos Rocha Publicado em
Com apoio de consórcio, Ceará assina ordem de serviço para usina de dessalinização
Com apoio de consórcio, Ceará assina ordem de serviço para usina de dessalinização (Foto: Divulgação/ Governo do Ceará)

Foi assinada, nesta terça-feira (20), uma ordem de serviço para a construção de uma usina de dessalinização com o projeto estimado em R$ 500 milhões, na capital cearense. O pontapé inicial da obra marca os 50 anos de atuação da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). O governador do estado do Ceará, Camilo Santana (PT), afirmou que esse é um projeto pioneiro no Brasil.

Com a usina, além das fontes tradicionais de água, o Ceará passará a contar com a água do mar dessalinizada e própria para consumo humano. Segundo o governo cearense, a fase de estudos e licenciamento levará 18 meses. A partir dai poderão ter início as obras físicas, previstas para durarem dois anos. A expectativa é que a usina comece a produzir água dessalinizada em 2025. O pŕojeto estima que 700 mil pessoas sejam abastecidas com a água que será produzida quando o projeto estiver em pleno funcionamento.

A usina deve ser instalada instalada na Praia do Futuro, em Fortaleza, com linhas adutoras de água tratada que entregarão os volumes produzidos nos reservatórios do Morro Santa Terezinha e da Aldeota. Com capacidade de produção de água de 1 m³/s, o empreendimento vai incrementar a oferta de água na Capital e Região Metropolitana em 12%. Isso beneficia cerca de 720 mil pessoas na Capital, abrangendo a área dos bairros Papicu, Varjota, Cidade 2000, Praia do Futuro, Caça e Pesca, Cais do Porto, Serviluz, Vicente Pinzón, Dunas, Aldeota e adjacências.

As obras da usina de dessalinização serão realizadas em um área de 2,4 hectares, por meio de Parceria Público-Privada (PPP) com o consórcio Águas de Fortaleza, formado pelas empresas Marquise S/A, PB Construções LTDA e Abegoa Água S/A. Com 30 anos de vigência, a concessão possibilita que o consórcio Águas de Fortaleza seja responsável pela construção, operação e manutenção das unidades integrantes dos sistemas físicos, operacionais e gerenciais de entrega de água potável pelas ligações até os pontos de entrega, seus respectivos instrumentos de medição e a disposição final dos rejeitos gerados.


Relacionadas