TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
bandeira amarela

Cobrança extra na conta de luz fica mais barata a partir desta terça-feira (1º)

A Aneel alerta que a bandeira amarela mantém a necessidade do uso consciente e do combate ao desperdício de energia.

Por Redação Publicado em
Energisa conta
(Foto: Divulgação / Energisa)
Foto: Divulgação/Energisa

A partir desta terça-feira (1º), bandeira tarifária da conta de energia elétrica será amarela, com isso, a cada 100 quilowatts-hora o consumidor vai pagar R$ 1,50 a mais na conta.

Em agosto e setembro, por causa da bandeira vermelha, a cobrança extra chegou a R$ 4,00 para cada 100 quilowatts-hora consumidos.

Outubro é um mês de transição entre a estação seca e o início do período úmido nas principais bacias hidrográficas do Sistema Interligado Nacional. De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a mudança de bandeira só foi possível porque a previsão hidrológica para o mês sinaliza elevação das vazões afluentes aos principais reservatórios, o que também permitirá reduzir a oferta de energia suprida pelo parque termelétrico.

A Aneel alerta que a bandeira amarela mantém a necessidade do uso consciente e do combate ao desperdício de energia.

Utilizar iluminação natural ou lâmpadas econômicas e apagar a luz ao sair de um cômodo; retirar os aparelhos da tomada quando possível ou durante longas ausências; evitar ficar ligando o ferro e juntar roupas para passar de uma só vez; só deixar a porta da geladeira aberta o tempo que for necessário, selecionar a temperatura morna no verão no chuveiro elétrico e tomar banhos mais curtos, de até 5 minutos.

Estas dicas contribuem para o uso da energia elétrica de forma mais eficiente, sem desperdícios. O impacto é sentido direto no bolso do consumidor.

Veja mais:

Mecânico morre após ser atingido por caminhão em Santa Rita


Agência Brasil 


Relacionadas