TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Tecnologia

CNH digital começa a funcionar nesta sexta na Paraíba; entenda como ter acesso

Para ter o documento válido no smartphone primeiro é necessário ter o QR Code, uma espécie de código de barras, na versão impressa da carteira

Por Redação Publicado em
Cnh digital
CNH Digital funciona em sistemas Android e IOS CNH Digital funciona em sistemas Android e IOS Divulgação

O condutores de veículos de toda a Paraíba vão poder ter acesso à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na versão digital a partir desta sexta (13). A versão não é obrigatória e a validade é a mesma da versão impressa.

Segundo o Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB) a medida traz mais comodidade e segurança aos condutores. O órgão também informou que só vão ter acesso a esse tipo de CNH, os condutores que já possuem QR Code na versão impressa, mudança que só está presente nas carteiras emitidas a partir de maio do ano passado.

Para ter acesso à versão digital da CNH e assim poder contar com o documento válido no smartphone, é preciso seguir alguns passos.

Primeiro é necessário ter o QR Code, uma espécie de código de barras, na versão impressa. Caso o condutor interessado não tenha é indispensável que antes a carteira seja renovada ou uma segunda via seja emitida.

Com o código na carteira, a próxima etapa é fazer o cadastro noportal de serviços do Denatran. Após o cadastro, um e-mail é enviado para o usuário, que deve clicar no link mensagem e então comparecer a um dos postos do Detran-PB e atualizar o cadastro pessoalmente. Quem tem certificado digital pode completar o procedimento de maneira online.

Depois da atualização de dados, o usuário deve pedir o código de ativação da versão eletrônica e só então pode baixar o aplicativo CNH Digital disponível para os sistemas Android e Ios.


Relacionadas