TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
repúdio

Cinegrafista é vítima de agressões físicas ao registrar fiscalização em comércio no Piauí

Dois homens e uma mulher sã os autores das agressões.

Por Redação Publicado em
AGRESSAO CINEGRAFISTA TV CLUBE 06 05
Agressores foram contidos pela Guarda Civil Municipal Agressores foram contidos pela Guarda Civil Municipal Frame: Reprodução / TV Clube

Um cinegrafista da TV Clube, afiliada Globo no Piauí, foi vítima de agressões físicas durante o exercício do trabalho. O profissional Pablo Silva registrava a fiscalização no comércio de Teresina, capital do estado, quando foi atacado por uma mulher. O caso foi registrado na tarde desta terça-feira (5).

Após a primeira investida contra o profissional, dois homens também deram tapas em Pablo. Após isso, a Guarda Civil Municipal interveio.

Foi registrado um Boletim de Ocorrência on-line, já que as delegacias da cidade restringiram atendimento ao público – como forma de evitar a disseminação do novo coronavírus.

Vale lembrar que no Piauí o governo estadual restringiu o funcionamento de atividades comerciais consideradas não essenciais em função da pandemia do novo coronavírus. Um decreto estabelece a condição até o dia 21 deste mês.

Repúdio

Em nota, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Piauí (Sindjor-PI) e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) repudiaram as agressões.

Confira

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Piauí (Sindjor-PI) e a Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ vêm a público repudiar e condenar o ataque sofrido por uma equipe de reportagem da TV Clube de Teresina, afiliada da Rede Globo, na tarde deste dia 5 de maio de 2020, terça-feira, quando acompanhava a fiscalização da Prefeitura de Teresina no cumprimento do Decreto Municipal que proíbe o funcionamento do comércio da Capital nesse período crítico de pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

O mais lamentável é que as agressões físicas de comerciante à equipe de reportagem da emissora de televisão, que cumpre um papel social importante e fundamental na divulgação das medidas preventivas contra a proliferação do Covid-19 e da importância da política de isolamento social, ocorreram na presença de agentes da Guarda Municipal de Teresina. Os agentes públicos municipais foram omissos na medida que presenciaram as agressões verbais e físicas e não agiram para impedi-las contra os (a) profissionais da imprensa no pleno exercício do jornalismo para bem informar à sociedade piauiense.

O Sindjor-PI e a Fenaj lamenta tal ocorrido e exige do prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), adoção de medidas no sentido de que a força de segurança municipal impeça atos de violência contra os profissionais de imprensa, principalmente nas coberturas jornalísticas durante as fiscalizações realizadas pela Prefeitura de Teresina para garantir a política de isolamento social. Vale lembrar que jornalistas cumprem um papel social importante e relevante neste momento de crise e de pandemia a qual exige de cada cidadão e cidadã o compromisso de contribuírem para o isolamento social.

Teresina, 5 de maio de 2020

Leia também: Veja como consultar o seu auxílio emergencial pela DataPrev

+ Jaguatirica é encontrada morta em rodovia do interior da Paraíba

+ Elon Musk revela suposto nome bizzaro do filho e choca web

+ Covid-19: bode e mamão testam positivo na Tanzânia e governo investiga kits

+ Com site e aplicativo fora do ar, Energisa recomenda canal do WhatsApp

+ Bolsonaro manda jornalista 'calar a boca' e nega interferências na PF

+ Saiba como vai funcionar a distribuição de cestas básicas para alunos da rede pública na Paraíba*

+ Artistas de rua relatam dificuldades diante da pandemia do coronavírus em João Pessoa*

+ Prefeito paraibano culpa Bolsonaro por população não obedecer isolamento social

+ Em 8 dias, PB tem média de 4 mortes por dia e aumento de 115% em casos de Covid-19

+ Caixa contrata mais de 800 recepcionistas e vai enviar caminhões-agência para atender no Norte e Nordeste

Siga o Instagram Facebook do Portal T5 e fique bem informado! 

Adicione o WhatsApp do Portal T5: (83) 9 9142-9330.


Relacionadas