TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Descoberta

Cientistas afirmam ter encontrado água em estado líquido na Lua

As amostras foram recolhidas pela sonda Chang'e-5

Por Juliana Alves Publicado em
Registro do pouso da sonda chinesa no solo lunar
Registro do pouso da sonda chinesa no solo lunar (Imagem: Divulgação/Nasa)

Depois do anúncio feito pela Nasa em outubro de 2020, nesta quarta-feira (12) cientistas chineses afirmaram ter encontrado água, em forma líquida, na superfície da Lua. A descoberta foi anunciada após análise de amostras de rochas e poeira coletadas pela sonda chinesa Chang'e-5.

É a primeira vez que água é detectada fisicamente no solo lunar, neste estado, a partir de amostras de solo. Até então, diversos estudos já haviam indicado sua presença, porém, todos baseados em medições remotas ou observações.

A água líquida foi encontrada no material recolhido na proporção de 120 partes por milhão no solo e 180 partes por milhão nas rochas.Por enquanto, cerca de dois quilos de compostos e substâncias foram coletados pela sonda chinesa.

A missão chinesa também passou por uma região vulcânica elevada, chamada Mons Rümker, com uma idade estimada entre 1,2 e 1,3 bilhões de anos, uma das mais recentes áreas basálticas da Lua. As amostras podem oferecer informações adicionais sobre a composição e o processo de formação do satélite da Terra. Agora, novas descobertas são esperadas nas próximas missões. Os chineses continuarão seus experimentos com a Chang'e-6 e Chang'e-7.

Leia também:


Relacionadas