TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Alagoa Grande

Cidade paraibana confirma que aplicou doses fora do prazo de validade

O Secretário de Saúde de Alagoa Grande afirmou que comunicou a Secretaria de Saúde do Estado e que já iniciou a revacinação das 72 pessoas que receberam o imunizante fora do prazo de validade

Por Carlos Rocha Publicado em
João Pessoa imuniza grávidas, puérperas e segue com 2ª dose nesta quinta (1º)
João Pessoa imuniza grávidas, puérperas e segue com 2ª dose nesta quinta (1º) (Foto:Divulgação/ PMJP)

De acordo com uma pesquisa de universidades paulistas e divulgada pela Folha de São Paulo vacinas foram aplicadas fora do prazo de validade em todo o país. O levantamento é baseado no cruzamento de dados oficiais do Governo Federal. Ainda segundo a reportagem, na Paraíba, teriam sido aplicadas 253 doses vencidas em 48 cidades.

Segundo o levantamento, Alagoa Grande é a cidade  paraibana que mais aplicou essas doses. Por lá, a Secretaria Municipal de Saúde confirmou que aplicou 72 doses depois do prazo de validad.

A reportagem da Folha de São Paulo mostrou que, segundo os dados oficiais do Ministério da Saúde, pelo menos 26 mil doses da vacina astrazeneca foram aplicadas fora do prazo de validade. O erro teria ocorrido em 1532 cidades espalhadas pelo país. Aqui no estado, 48 municípios teriam aplicado 256 doses depois do vencimento.

André Fernandes, Secretário de Saúde de Alagoa Grande admitiu que houve erro informou que já tomou providências. "72 pessoas foram vacinadas como a vacina astrazeneca, segunda dose, infelizmente com data vencida. Isso ocorreu em Março e Abril. Assim e nós detectamos o erro, comunicamos à secretaria de estado e foi nos dado a informação, semana passada, de que deveríamos fazer uma terceira dose. Nós começamos segunda-feira já a refazer essa vacinação nas 72 pessoas. Nós e acreditamos que até o final da próxima semana todas as 72 pessoas estarão vacinadas", disse o secretário.

Segundo os dados do SUS, depois de Alagoa Grande, Campina Grande aparece com vinte e três doses vencidas aplicadas. A Secretaria de Saúde do Estado disse que a entrega das doses de vacinas aos municípios ocorre em, no máximo, 24 horas depois que elas chegam a Paraíba e que as prefeituras são integralmente responsáveis pelo armazenamento aplicação e alimentação do sistema de informação do Ministério da Saúde.

Leia também:

João Pessoa e Campina Grande dizem que não aplicaram vacinas vencidas

Esposa do pastor Samuel Mariano se pronuncia após suposta traição

Nu frontal em série da Netflix chama atenção por ‘grande’ detalhe

Saúde publica edital de concurso com mais de 4 mil vagas neste sábado (3)


Relacionadas