TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Licitação

Cícero diz que empresas de coleta de lixo e gestão de Cartaxo agiram em conluio

Atual prefeito de João Pessoa disse que houve ilegalidade em licitações

Por Dennison Vasconcelos Publicado em
Cicero Lucena Sergio 1007 scaled foto
(Foto: Divulgação/PMJP)

Após divulgar a suspensão do contrato com três empresas responsáveis pela coleta de lixo e limpeza urbana de João Pessoa, o prefeito Cícero Lucena (PP) disse que houve ilegalidade nas licitações realizadas entre as empresas e a gestão passada, de Luciano Cartaxo (PV). As empresas afirmam que as acusações são levianas.

Segundo o gestor, a gestão de Cartaxo "teve tempo para agir contra isso, mas agiu em conluio com as empresas". Cícero afirmou na manhã desta quarta-feira (31) que um novo processo de licitação será aberto nos próximos dias.

O prefeito afirmou em entrevista à TV Tambaú que a gestão passada realizou o pagamento às empresas adiantado. Segundo ele, isso "comprova a conivência da gestão passada com as empresas".

A decisão de fim de contrato foi publicada no Semanário Oficial da prefeitura da última segunda-feira (29). A Empresa Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) afirma que as empresas utilizam materais inferiores dos que foram apresentados na licitação.

Na tarde dessa terça-feira (30), as três empresas que tiveram os contratos encerrados (Beta Ambiental, LimpBras Engenharia Ambiental e Limpmax Construções e Serviços) divulgaram uma nota conjunta à imprensa. Elas dizem que as alegações da indução são "levianas na medida em que as falhas na prestação do serviço representam em média 5% do valor contratado, sendo sanadas em tempo hábil, mesmo em vista das dificuldades advindas com a pandemia, exemplo da indisponibilidade de máquinas e de equipamentos para execução dos serviços". As Três empresas disseram ainda que os contratos foram julgados regulares e lícitos pelo Tribunal de Contas do Estado em dezembro do ano passado e reafirmaram que, desde janeiro, não receberam nenhum pagamento pelos serviços prestados.

Uma das empresas conseguiu judicialmente a retomada do contrato. Segundo a Emlur, ainda não houve notificação. Cícero afirmou que recorrerá da decisão.

Luciano Cartaxo foi procurado pelo Portal T5, mas até a publicação desta matéria não respondeu o contato.

Veja a entrevista completa de Cícero Lucena à TV Tambaú:


Relacionadas