TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Alívio

Chuvas são registradas no Sertão, Cariri e Brejo da Paraíba

O verão chegou com as tradicionais chuvas do fim de ano na Paraíba.

Por Cristiano Sacramento Publicado em
Ruas ficaram alagadas e moradores compartilharam nas redes sociais
Ruas ficaram alagadas e moradores compartilharam nas redes sociais (Imagem: Reprodução / Redes Sociais)

Alívio! Várias cidades do Sertão, Cariri e Brejo da Paraíba registraram chuvas intensas neste fim de semana. A chegada do verão, inclusive, surpreendeu muita gente pelo volume constante da precipitação. Na cidade de Pombal, por exemplo, choveu o equivalente a 78,6 mm, de acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas na Paraíba (AESA). Em Lastro, foram 72 mm. As cidades lideram os registros computados neste domingo (26).

Municípios como Patos, Santa Terezinha, São José de Espinharas, Serra Branca e Areia também computaram bons volumes. Em João Pessoa, moradores também tiveram um domingo de tempo nublado e chuvas em algumas partes do dia. Apesar da temperatura na casa dos 28ºC, o clima manteve-se ameno.

Segundo Marle Bandeira, meteorologista da AESA, as chuvas integram o período conhecido como pré-chuvoso. "Dezembro faz parte da pré-estação chuvosa. O período mais incisivo estende-se de fevereiro a maio. É algo habitual presenciarmos esse volume neste momento", afirmou ao Portal T5.. "No Litoral, teremos sim a presença das chuvas, mas no volume menor".

Segundo ela, "hoje as chuvas estão concentradas no Alto Sertão e Sertão. A previsão pra o semestre é de chuvas que vão se comportar de normal a acima do normal", finalizou.

Conforme recomendado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em período de fortes chuvas o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada  deve ser evitado. Em caso de sinistro, a Defesa Civil pode ser acionada (telefone 199) como o Corpo de Bombeiros (telefone 193).


Relacionadas