TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Alimento

Cerca de 250 bebês dependem de doações de leite materno na Grande JP

Alimento inicial é fundamental para qualidade da vida da criança.

Por Dennison Vasconcelos Publicado em
Leite doado passa por rigoroso controle de qualidade antes da distribuição.
Leite doado passa por rigoroso controle de qualidade antes da distribuição. (Foto: SES-PB/Divulgação)

Fundamental nos primeiros meses de vida, o leite materno permite que bebês e crianças se desenvolvam com mais saúde e fiquem protegidos. Na Grande João Pessoa, cerca de 300 litros do alimento são coletados pelo Banco de Leite Humano Anita Cabral, que atende 250 bebês, por mês.

O estoque de coleta é estável, mas necessita de mais doações para o atendimento das crianças internadas em UTIs neonatais. Na pandemia, as contribuições também auxiliam a recuperação de bebês em tratamento em UTIs Covid.

Dentro da Semana Mundial de Aleitamento Materno, o Agosto Dourado é realizado na Paraíba e incentiva que a amamentação é uma responsabilidade de todos. “É um incentivo para as gestantes ou mães  amamentarem seus bebês, oferecendo o melhor alimento, nos primeiros anos de vida e, também, conscientizar a sociedade em geral sobre a necessidade de apoiar a amamentação”, declarou a diretora geral do Banco de Leite, Thaíse Ribeiro.

Como doar

O Banco de Leite Anita Cabral possui rota de coleta domiciliar em toda a região metropolitana e para doar é preciso que as mulheres estejam saudáveis, amamentando e com excesso de produção de leite.

O banco disponibiliza o número de WhatsApp (83) 99103-0059 e o Instagram @bancodeleite.anitacabral para que as doadoras possam tirar dúvidas e solicitar a rota domiciliar para a coleta, na qual as mães recebem a visita de uma equipe do banco e o Kit Doação (frascos de vidro esterilizado, luvas, gorro e máscara). Além disso, a equipe presta todas as orientações necessárias para o correto armazenamento do leite e ainda comparece semanalmente ao domicílio da mãe para coletar a doação.

O Agosto Dourado também incentiva a amamentação para mulheres com dificuldade. Veja a reportagem exibida pela TV Tambaú: 

Veja mais:


Relacionadas