TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
João Pessoa

Centro Histórico: você sabe quem foi Maciel Pinheiro?

Paraibano do século XIX sonhava com a reforma política e social do Brasil

Por Juliana Alves Publicado em
Rua Maciel Pinheiro, no Centro de João Pessoa
Rua Maciel Pinheiro, no Centro de João Pessoa (Foto: Divulgação/PMJP)

Rua das Convertidas, Rua Conde d’Eu e Rua do Comércio. Provavelmente, nenhum desses nomes soa familiar para os moradores de João Pessoa. Mas o que todos eles têm em comum é que, em algum momento da história, foram as denominações da popular Rua Maciel Pinheiro.

Localizada no Centro Histórico da Capital paraibana, a Rua certamente é conhecida por quem mora em João Pessoa. Afinal, quando se precisa de material de construção, iluminação ou até peças de carro, o lugar se torna uma referência. Mas você sabe quem foi Maciel Pinheiro, personagem que deu nome a uma das principais vias comerciais da Capital?

O Portal T5 procurou registros sobre a história da rua e do personagem que deu seu nome ao espaço. Na pesquisa, encontrou, em uma edição de dezembro de 1938 do jornal A União, um texto sobre a vida de Luís Ferreira Maciel Pinheiro. Também foi consultado um material produzido pela Academia Paraibana de Letras.

Paraibano filho de pernambucanos, Maciel foi advogado e jornalista. Ele nasceu em 11 de dezembro de 1839, em João Pessoa, e morreu em 9 de novembro de 1889, em Recife.

De acordo com o texto do A União, Maciel Pinheiro era uma das figuras de sua época que sonhava com a República e com a reforma política e social do Brasil. Lembrado pela coragem, ele interrompeu os estudos para defender a Pátria durante a Guerra do Paraguai.

Ao retornar para o Brasil e reestabelecer a saúde, Maciel Pinheiro concluiu a graduação em 1887. Pouco depois, em 1889, fundou o jornal O Norte, juntamente com Martins Júnior. Apesar de lutar pelo fim do regime imperial, ele morreu seis dias do ato histórico do Marechal Deodoro, que instalou o caráter Federativo do Estado brasileiro.

Você sabia?

Hoje em dia, a Maciel Pinheiro é uma rua que vende de material de construção à peças de carro. Porém, em seu histórico consta que ela foi a principal via do comércio em pequenas quantidades, também chamado de retalhista, no final do século XIX na Paraíba.

De acordo com a pesquisa “Ruas, casas e sobrados da cidade histórica: entre ruínas e embelezamentos, os antigos e os novos usos”, feita por Doralice Sátyro Maia, o comércio da Maciel Pinheiro, no início do século XX, era voltado para a venda de alimentos, tecidos, ferragens e calçados. Nessa época, a rua também tinha farmácias, loja de joias, padaria e fábrica de cigarros.


Relacionadas