TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Abandono

Censo divulga alto índice de desistência no Ensino Superior no Brasil

Os índices refletem o caminho dos que ingressaram nas universidades em 2010.

Por Redação Publicado em
Sala de aula 180214 185600

Dados de um censo divulgado nessa quinta-feira (19) pelo governo apontam um alto índice de desistência no ensino superior no Brasil. Mais da metade dos universitários abandonaram as salas de aula, e a maioria estudava em uma instituição privada. Os índices refletem o caminho dos que ingressaram nas universidades em 2010.

Porém, a oferta de cursos a distância aumentaram em 50%, de acordo com o censo. Novas matrículas no ensino presencial caíram 4%, o que representa 80 mil estudantes a menos nas faculdades.

O número de vagas no ensino a distância superou a de cursos presenciais, e em uma faculdade de Porto Alegre, a procura pela modalidade não presencial já tem sido maior pelos últimos quatro anos.

Os cursos a distância, conhecidos como EAD (Educação a distância), são mais baratos para a universidade e para o estudante, porém, de acordo com o especialista em educação, Russel Rosa, o aluno acaba sendo privado da criatividade que existe nos encontros presenciais.

O EAD foi a única alternativa para secretária Débora da Silva Borba não deixar de estudar: "Às vezes o cansaço não deixa a gente focar, então eu preferi ter esse tempo de manhã pra ficar em casa estudando, do que ficar nesse percurso de inda e vinda de deslocamento".

Veja também:

"Houve tentativa de ocultar provas", diz delegado sobre caso do empresário encontrado morto em JP

SBT


Relacionadas