Brasil

Censo divulga alto índice de desistência no Ensino Superior no Brasil

Os índices refletem o caminho dos que ingressaram nas universidades em 2010.

Publicado em 20/09/2019 06:01 Atualizado em 18/11/2020 11:46
logo
Por Redação Portal T5
Censo divulga alto índice de desistência no Ensino Superior no Brasil

Dados de um censo divulgado nessa quinta-feira (19) pelo governo apontam um alto índice de desistência no ensino superior no Brasil. Mais da metade dos universitários abandonaram as salas de aula, e a maioria estudava em uma instituição privada. Os índices refletem o caminho dos que ingressaram nas universidades em 2010.

Porém, a oferta de cursos a distância aumentaram em 50%, de acordo com o censo. Novas matrículas no ensino presencial caíram 4%, o que representa 80 mil estudantes a menos nas faculdades.

O número de vagas no ensino a distância superou a de cursos presenciais, e em uma faculdade de Porto Alegre, a procura pela modalidade não presencial já tem sido maior pelos últimos quatro anos.

Os cursos a distância, conhecidos como EAD (Educação a distância), são mais baratos para a universidade e para o estudante, porém, de acordo com o especialista em educação, Russel Rosa, o aluno acaba sendo privado da criatividade que existe nos encontros presenciais. 

O EAD foi a única alternativa para secretária Débora da Silva Borba não deixar de estudar: "Às vezes o cansaço não deixa a gente focar, então eu preferi ter esse tempo de manhã pra ficar em casa estudando, do que ficar nesse percurso de inda e vinda de deslocamento". 

Veja

também:

"Houve

tentativa de ocultar provas", diz delegado sobre caso do

empresário encontrado morto em JP

SBT

icon whatsapp
Receba as últimas notícias de João Pessoa em qualquer lugar. Começar icone Play