TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
arboviroses​

Casos de dengue aumentam 67% em um ano na Paraíba; Secretaria confirma dez mortes

​Segundo o relatório, o pico de casos foi entre os meses de abril e maio

Por Redação Publicado em
Dengue foto divulgacao secom gov sao paulo
Foto: Alexandre Carvalho / Governo do Estado de Sao Paulo

A Secretaria de Estado da Saúde registrou a morte de 54 pessoas e o aumento nos casos de doenças causadas por arboviroses na Paraíba, em 2019.

De acordo com o relatório divulgado nesta terça-feira (5), os diagnósticos de dengue tiveram aumento de 67,06%, com 17.149  casos. Quanto à chikungunya foram notificados 1.243 casos prováveis, o que corresponde a um aumento de 38,11%. Para a doença aguda pelo vírus zika, o aumento foi de 18,65%, com 388 casos notificados.

De acordo com o boletim, entre as mortes, dez foram confirmados por dengue nos municípios de Bayeux, Santa Rita, Solânea, Araruna, Cachoeira dos Índios, Soledade e Conde e João Pessoa; Por zika, três pessoas morreram em João Pessoa e em Junco do Seridó; um caso foi confirmado por morte causada pela chikungunya, no município de Fangundes. Foram descartados 32 casos e oito óbitos ainda seguem em investigação.

Segundo o relatório, o pico de casos foi entre os meses de abril e maio, seguido de redução em junho, tendo em vista que historicamente a sazonalidade se apresenta no primeiro semestre do ano.

Dos 223 municípios do estado, apenas 13 (5,8%) não realizaram notificações de casos suspeitos para arboviroses sendo, considerados silenciosos pela Secretaria de Saúde.

Veja mais:

Operação prende 11 vereadores suspeitos de forjarem congresso para viajar às custas da Câmara de Santa Rita


Relacionadas