TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
saúde

Café reduz até 49% risco de morrer de doença hepática

Um novo estudo britânico apurou que ingerir café em qualquer idade diminui significativamente a possibilidade de sofrer de problemas do fígado

Por Carlos Rocha Publicado em
Café quente pode aumentar risco de aparecimento de doença grave; veja
Café quente pode aumentar risco de aparecimento de doença grave; veja (Foto: Reprodução)

Beber até três ou quatro xícaras de café ou descafeinado diariamente diminui o risco de desenvolver e morrer vítima de patologias crônicas do fígado, de acordo com um estudo realizado pela Universidade de Southampton, no Reino Unido, e citado pela CNN.

De acordo com a nova pesquisa, quem ingere café apresenta uma probabilidade 21% menor de sofrer de doença hepática crônica, um risco 20% menor desenvolver doença hepática crônica ou gordurosa (esteatose hepática) e uma chance 49% mais reduzida de morrer de doença hepática crônica comparativamente a pessoas que não consomem a bebida.

"O café é amplamente acessível e os benefícios que vemos no nosso estudo podem significar que pode oferecer um potencial tratamento preventivo para doenças crônicas do fígado", comentou Oliver Kennedy, autor do estudo e professor na Universidade de Southampton, num comunicado emitido à imprensa.

Acrescentando: "tal é especialmente valioso em países de baixo rendimento e com pior acesso à saúde, onde o fardo da doença hepática crônica é maior".

Segundo a organização World Cancer Research Fund, o câncer do fígado é o sexto tipo de tumor mais comum em todo o mundo. Sendo que aproximadamente 83% dos casos sucedem em países menos desenvolvidos, sobretudo na Ásia e em África.

Como se não bastasse, a taxa de sobrevivência é diminuta devido à não existência de sintomas iniciais. Como tal, muitos casos de câncer do fígado só são detectados quando já se encontram num estágio bastante avançado.

O novo estudo foi publicado no jornal BMC Public Health.

Leia também:

Rede Tambaú de Comunicação oferta vaga de estágio

Inverno: Paraíba pode registrar temperaturas de até 12°C

Rede atacadista abre 270 vagas de trabalho na Paraíba

Campina Grande anuncia concurso para a Educação


Relacionadas