TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
imunizante

Brasil receberá primeiro lote de vacinas da Covax Facility neste domingo (21)

Mais de um milhão de doses chegam no domingo

Por Carlos Rocha Publicado em
Câmara autoriza laboratório veterinário a produzir vacina para covid
Câmara autoriza laboratório veterinário a produzir vacina para covid (Foto: Reprodução/ YouTube - SBT Jornalismo)

O Brasil vai receber neste domingo (21) o primeiro lote de vacinas contra a covid-19 provenientes do consórcio Covax Facility. Serão 1.022.400 doses que chegarão ao país às 18h. A chegada das vacinas foi confirmada pela representante da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) no Brasil, Socorro Galiano.

Galiano enviou hoje (19) uma carta ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. “É com satisfação que informamos que o primeiro embarque, referente a 1.022.400 doses da vacina contra COVID-19, adquiridas através do mecanismo COVAX, chegará ao Brasil no dia 21 de março de 2021”, disse na carta.

A representante da Opas/OMS no Brasil informou que 90% das doses têm vencimento em 31 de maio de 2021 e as demais 10% em 30 de abril de 2021. A Covax Facility é uma aliança internacional da Organização Mundial da Saúde que tem como principal objetivo acelerar o desenvolvimento e a fabricação de vacinas contra a covid-19. Trata-se de um consórcio internacional com o objetivo de garantir acesso igualitário à imunização.

A Covax Facility é uma plataforma colaborativa, subsidiada pelos países-membros, que também visa possibilitar a negociação de preços dos imunizantes. De acordo com o comunicado do consórcio, a projeção é que sejam enviadas 330 milhões de doses das vacinas da Pfizer/BioNTech e Oxford/AstraZeneca na primeira metade de 2021 para 145 países integrantes da aliança, que reúne mais de 150 nações.

Leia também:

Paraíba tem 806 pessoas internadas por Covid-19

Com os pais internados, o cantor Yudi Tamashiro faz orações em frente ao hospital

Preço do litro da gasolina vai ficar 14 centavos mais barato nas refinarias

Na PB: Criança de 5 anos é internada em UTI após ser picada por cobra


Relacionadas