TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Pesquisa

Brasil é um dos países que menos estudam língua estrangeira, revela estudo

Média dos países analisados é de 3,6 horas por semana, no Brasil é de 1,8 horas

Por Redação Publicado em
FOTO 4
, Luxemburgo é o país onde os alunos mais estudam línguas estrangeiras no mundo , Luxemburgo é o país onde os alunos mais estudam línguas estrangeiras no mundo Foto: Reprodução / EducaMais

Dentre 79 países avaliados com base no resultado do Pisa 2018, o Brasil está entre os seis que menos estudam língua estrangeira. A informação foi divulgada pelo relatório “Políticas Eficazes, Escolas de Sucesso”, realizado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

A média dos países analisados foi de 3,6 horas, enquanto que no Brasil a média de aulas de idiomasdos estudantes é de 1,8 horas por semana. O país ficou à frente apenas da Austrália (1,2), Nova Zelândia (1,2), Brunei (1,6), Reino Unido (1,7) e Malásia (1,7).

Em contrapartida, Luxemburgo é o país onde os alunos mais estudam línguas estrangeiras no mundo. São 6,2 horas por semana. A Costa Rica é o país que lidera na América Latina.

Os estudantes caribenhos passam 5,7 horas semanais aprendendo outros idiomas. Segundo o documento, ainda não existe um consenso sobre quanto tempo os alunos devem dedicar às aulas regulares a cada semana.

O documento afirma que no Brasil os alunos estudam 25,7 horas por semana. Dessas, 3,8 horas são dedicadas à língua nativa e Matemáticae 2,9 horas para ciências.

“É importante garantir que o tempo de aprendizagem seja produtivo para que os alunos possam desenvolver suas habilidades acadêmicas, sociais e emocionais de forma equilibrada”, diz o relatório.

Bolsa de estudo para aprender idiomas

O primeiro passo para aprender um idioma é saber qual é o nível de conhecimento sobre a língua estrangeira. Apostar cada vez mais no domínio do idioma pode ajudar qualquer pessoa a alçar voos mais altos. Com o Educa Mais Brasil você pode conseguir uma bolsa de estudos com até 70% de desconto em diversos cursos, não só de idiomas. Inclusive, é possível fazer gratuitamente Teste de Nivelamento. Acesse o site do programa e confira.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Leia também: Motociclista morre em acidente na BR-230, na PB

Suspeito de estupro de vulnerável é preso em flagrante, em João Pessoa

Aulas para o ensino superior são retomadas a partir desta segunda (5), em João Pessoa

Morre jovem atingido por tiros em praia de João Pessoa


Relacionadas